Passeio de scooter destaca muros grafitados em Miami

Passeio de scooter destaca muros grafitados em Miami

Atualizado: Sexta-feira, 22 Julho de 2011 as 10:42

Uma empresa de aluguel de motos de Miami oferece neste verão aos turistas a possibilidade de percorrer em scooters os muros grafitados do Wynwood Arts District, considerado a meca da arte emergente da cidade.

A iniciativa da companhia Roam Rides, especializada no aluguel das populares vespas, "está funcionando muito bem" e agrada tanto a turistas como aos moradores de Miami, disse Kit Sullivan, proprietária da empresa. Depois que o grafite perdeu seu caráter de expressão marginal, a Roam Rides soube tirar proveito da arte urbana para transformá-la em um negócio divertido e rentável.

O percurso de duas horas de duração, que começa em South Beach e passa por Venetian Causeway até chegar a Wynwood, custa US$ 75 por pessoa e inclui almoço em um dos restaurantes da área.

"Paramos em uns cinco ou seis lugares do distrito, normalmente naqueles onde estão a maior concentração de grafites", afirmou Sullivan, acrescentando que os guias contam a "história de cada desenho e dos grafiteiros locais e internacionais" que deixaram sua marca no local.

Na opinião de Sullivan, uma das paradas obrigatórias é o velho edifício RC Cola de Wynwood, cujos muros brancos estão cobertos pelo colorido das ilustrações.

Este tipo de passeio artístico diário se transformou em uma opção muito atraente para turistas ou curiosos que desejam desfrutar em Miami de algo mais que praias e esportes aquáticos, bares noturnos, restaurantes e shoppings.

MAIS ROTAS DE ARTE

Os bons resultados alcançados pela Roam Rides impulsionou outras duas rotas artísticas: "The Gallery Tour", com uma seleção das principais galerias de arte de Wynwood, e "The Collection Tour", que inclui visitas às coleções Rubell e Margulies, que abrigam importantes exposições de pintura, escultura, vídeo e fotografia.

Além disso, em todos os segundos sábados do mês, uma dúzia de galerias deste distrito abre suas portas para que o público conheça as obras expostas, mas com um acréscimo: taças de vinho e aperitivos oferecidos gratuitamente.

Wynwood se tornou referência das novas correntes plásticas e chamou muita atenção, principalmente com a feira Art Basel Miami Beach, considerada um dos acontecimentos artísticos mais importantes dos Estados Unidos.

Sullivan destaca que a vespa é "querida pela tribo urbana" e esse tipo de moto ajuda também a evitar "complicações no tráfego e a busca por estacionamento".

Quem aderir ao movimento encontrará uma boa desculpa para sair em grupo e desfrutar outra Miami, muito menos conhecida.  

veja também