Passeio ecológico chama à praia do Forte, na Bahia

Passeio ecológico chama à praia do Forte, na Bahia

Atualizado: Sábado, 25 Julho de 2009 as 12

Característicos do exuberante litoral baiano, os coqueiros não são nativos. As palmeiras, trazidas da Índia e da Malásia durante a colonização portuguesa, eram plantadas no país para demarcação da terra.

E a primeira fazenda de coqueiros do Brasil foi formada na região da praia do Forte, a 60 km do aeroporto internacional de Salvador, onde ficam os resorts ecológicos Iberostar Praia do Forte e Iberostar Bahia, controlados pela rede espanhola ( www.iberostar.com.br ).

Hoje, em torno dos coqueirais, há remanescentes de mata atlântica, dunas, restingas e manguezais. Antes chamado de Vila dos Pescadores, o centro da praia do Forte é um calçadão com bares, restaurantes e barracas de artesanato.

Para conhecer a história local, há um passeio com início no castelo de Garcia D'Ávila (0/xx/71/3676-1073; www.fgd.org.br ), almoxarife real nomeado pelo governador-geral Tomé de Souza à época das capitanias hereditárias.

O castelo começou a ser erguido em 1551, em um morro a quatro quilômetros da praia do Forte, e é a a mais antiga obra de pedra do país. Abandonado no século 19, o castelo teve parte da edificação saqueada e só sua capela foi preservada.

Em 1981, nasceu a Fundação Garcia D'Ávila, com o objetivo de preservar o local, que tem uma bela vista para a praia. O ponto final do passeio é a capela São Francisco, à beira-mar.

Tamar

Por sua diversidade marinha, a praia do Forte tem, além dos resorts, atrativos nos tours educativos do Projeto Tamar (tel.:0/ xx/71/ 3676-1020; www.tamar.org.br ), na vila da praia, onde fica o posto com aquários e tanques para observar tubarões, arraias e tartarugas.

Ali, outro programa de preservação é o Projeto Baleia Jubarte (tel.: 0/ xx/71/ 3676-0101; www.baleiajubarte.org.br ), onde, de setembro a novembro, se pode ver as baleias. De julho a outubro há como vê-las de perto nos passeios de escuna.

Como a ecologia é atração, o complexo Iberostar Bahia e Iberostar Praia do Forte investe no tema. Entre as ações, a rede espanhola, há cinco anos na região, abriga área de mata que resgata a fauna e flora locais.

veja também