Passeio por fortes do Rio vai contar sua história em julho

Passeio por fortes do Rio vai contar sua história em julho

Atualizado: Quarta-feira, 15 Junho de 2011 as 9:27

Uma empresa de turismo histórico do Rio de Janeiro criou um passeio que conduzirá os participantes em julho por fortes da cidade, contando com isso a história carioca.

Os tours serão realizados para marcar as competições da quinta edição dos Jogos Militares, que ocorrerão nos próprios fortes.

O roteiro da empresa Rios de História inclui a fortaleza Santa Cruz, na cidade vizinha de Niterói; e os fortes de Copacabana e São João, na Urca.

Na Urca fica também um dos principais cartões-postais do Rio: o Pão de Açúcar com o morro da Urca. E no bairro é registrada a fundação dessa capital, em 1º de março de 1565, por Estácio de Sá.   DEFESA

Durante o trajeto, o visitante descobre, por exemplo, que a fortaleza de São João é constituída na verdade por três pequenas baterias e mais um grande forte chamado São José, que seria o terceiro mais antigo do país, segundo a empresa.

"Muitos historiadores consideram que a cidade do Rio de Janeiro teve sua segurança garantida por causa do forte São José, estrategicamente localizado na entrada da baía da Guanabara", explica a historiadora e guia de turismo Priscila Melo, sócia da Rios de História.

A fortaleza de Santa Cruz, em Niterói, de onde se tem uma das mais belas vistas do Rio, foi usada tanto pelos franceses, na tentativa de fundar a colônia França Antártica; como pelos portugueses, para a manutenção do território do Rio de Janeiro.

O forte de Copacabana, construído no início do século 20, tinha como objetivo reforçar a defesa da cidade com um sistema bélico mais moderno, auxiliando as antigas fortalezas do período colonial.

Hoje, estes locais oferecem diversas atividades, como exposições e eventos de conteúdo histórico. Uma das principais atrações é a exposição do Museu Histórico do Exército, que apresenta um rico acervo de diferentes períodos do exército brasileiro, no forte de Copacabana.

O passeio Fortalezas do Rio de Janeiro pode ser agendado pelo telefone 0/xx/21/3283-4583 ou e-mail [email protected] Mais informações no site riosdehistoria.com .

Veja abaixo localização de dois dos fortes e detalhes sobre seu aproveitamento pelas Forças Armadas.    

veja também