Pernambuco registra 100% de ocupação hoteleira local por 13 dias seguidos

Pernambuco registra 100% de ocupação hoteleira local por 13 dias seguidos

Atualizado: Quinta-feira, 5 Novembro de 2009 as 12

O mês de outubro deu sinal do que está por vir: a melhor temporada de verão dos últimos tempos. E não é pra menos. Com atrativos como Sol & Mar, belezas naturais e diversidade cultural, Pernambuco desponta como um dos principais destinos brasileiros para os próximos meses. No último mês, só com o turismo de eventos, o estado recebeu mais de 34 mil turistas e acompanhantes, que geraram quase 100% de ocupação na rede hoteleira local por 13 dias seguidos.

Com a realização de feiras e congressos na capital e no litoral pernambucano, foram geradas mais de 85 mil diárias na cadeia hoteleira da região. "A hotelaria local nunca esteve tão bem. Alguns hotéis registraram 60% a mais no seu faturamento se comparado ao mesmo período do ano passado", diz José Otávio de Meira Lins, presidente do RCVB (Recife Convention & Visitors Bureau) e da ABIH-PE (Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Pernambuco). "Pernambuco hoje é um dos principais produtos na prateleira do turismo nacional. Com o trabalho de capacitação e promoção realizado pelas secretarias de Turismo do Recife e de Pernambuco e a realização de eventos captados com o apoio do RCVB, o destino deverá registrar o melhor verão da sua história", complementa Meira Lins.

Segundo Tatiana Menezes, diretora executiva do Recife CVB, não é apenas a hotelaria que se beneficia com o turismo de eventos em Pernambuco. "A realização de feiras e congressos impacta diretamente nos mais diversos setores da economia do Estado". A comprovação vem através das palavras de Juliana Brito ? proprietária do Catamaran Tours - o atrativo turístico percebe um significativo aumento no número de passageiros que participam dos passeios de catamaran pelas águas do rio Capibaribe em épocas de grandes eventos. "Em tempos de feiras e congressos, muitos visitantes aproveitam para realizar turismo no destino sede do evento. Este mês, especialmente, fomos surpreendidos com um grande número de turistas que usufruíram dos nossos passeios", assegura Juliana. De fato, o mês de outubro superou os excelentes números obtidos em setembro passado. No mês intitulado como "o de abertura do verão em Pernambuco", o Estado arrecadou R$ 13,8 milhões com a realização de eventos. Já no mês seguinte, as feiras e congressos injetaram 23% a mais de recursos na economia pernambucana, atingindo um valor de 56 milhões.

Pré e pós-evento - 47% dos turistas de eventos realizam pré ou pós-evento, de acordo com dados do Recife CVB. Olinda e Porto de Galinhas são os principais destinos visitados. No mês de outubro, mais de 16 mil turistas ficaram mais tempo no estado para conhecer suas potencialidades. Porto de Galinhas ? um dos balneários mais charmosos de Pernambuco ? chegou a receber a visita de cinco mil turistas no seu pós-evento.

veja também