Pesquisa revela hábitos dos turistas brasileiros que visitam o país

Pesquisa revela hábitos dos turistas brasileiros que visitam o país

Atualizado: Quinta-feira, 5 Novembro de 2009 as 12

Segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 4, pelo Ministério do Turismo do Brasil, nos últimos dois anos, a Bahia foi o destino turístico mais visitado pelos brasileiros que viajam pelo país. A informação, resultado da pesquisa Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro, levou em conta entrevistados que viajaram nos últimos dois anos. O estudo mapeou o comportamento dos brasileiros sobre serviços e produtos turísticos e tem por objetivo direcionar o marketing sobre os destinos nacionais. Atrás da Bahia (que ficou com 11,6% da votação), estão São Paulo (10,9%) e Rio de Janeiro (9,4%).

A análise foi encomendado pelo MTur ao Instituto Vox Populi. O levantamento aconteceu entre 17 de junho e 7 de julho de 2009 e ouviu 2.322 pessoas, maiores de 18 anos, das classes A, B, C e D.

Na pesquisa, os entrevistados citaram como principais atrativos dos estados citados beleza natural, praias, cultura local, perfil do local e festas populares, além de possibilidade de rever familiares/amigos, gastronomia, história e arte, observação de fauna e flora e lazer em geral.

As entrevistas foram realizadas por telefone em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Brasília (DF) e Goiânia (GO). As pessoas que responderam a pesquisa foram divididas em três grupos: clientes atuais (que fizeram alguma viagem nos últimos dois anos); clientes potenciais (que não viajaram, mas pretendem viajar nos próximos dois anos) e não clientes (que não viajaram e não pretendem viajar nos próximos dois anos).

Preferências dos 'clientes atuais'

A maior parte dos 'clientes atuais' planeja seus roteiros sem contratar os serviços de uma agência de viagem: 78,3% preferem viajar por conta própria.

Pouco mais de ¼ dos entrevistados fizeram duas viagens turísticas pelo Brasil nos últimos dois anos, tendo por preferência destinos de praia (64,9%), seguidos por campo (13,5%) e cidades históricas (12%).

O levantamento mostra que a maioria dos clientes atuais (69,2%) planeja a viagem com antecedência, mas na hora de efetivar a compra, 61,6% o faz faltando menos de 30 dias para a viagem.

O número de pessoas que fizeram pelo menos uma viagem pelo Brasil nos últimos dois anos aumentou bastante em relação ao estudo feito em 2007: 83%.

Internet

Outro dado interessante descoberto na pesquisa Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro é a forma pela qual as pessoas buscam informações para se prepararem para fazer viagens turísticas pelo Brasil. A internet é a segunda maior fonte de referências para quem viaja (segundo afirmação de 39,1% dos entrevistados), perdendo apenas para indicações de parentes e amigos (com 41,5% dos votos).

veja também