Petrópolis-RJ desenvolve o seu inventário turístico

Petrópolis-RJ desenvolve o seu inventário turístico

Atualizado: Sexta-feira, 11 Junho de 2010 as 9:41

Realizar o levantamento, identificação e registro de atrativos, serviços, equipamentos e infraestrutura de apoio ao turismo nos municípios de Armação dos Búzios, Paraty e Petrópolis é o objetivo do convênio firmado entre o Ministério do Turismo e o Instituto Ideias.

O documento prevê a elaboração de inventários turísticos, que serão base para a organização do turismo nessas cidades, tanto no campo do planejamento estratégico quanto para a captação de investimentos e a divulgação do setor em seus diversos segmentos.

Com o inventário, cada município terá as informações disponibilizadas no Sistema do Invtur do Ministério do Turismo, e em um portal municipal no qual estarão inseridas as pesquisas, fotografias e vídeos dos principais atrativos e empreendimentos.

Trabalho de campo em Petrópolis

O levantamento de informações para a elaboração do inventário de Petrópolis já começou. Uma equipe de pesquisadores, formada por alunos do curso de Gestão do Turismo do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica), visita restaurantes, hotéis, atrativos e outros estabelecimentos ligados ao turismo no município.

Outra equipe é responsável pela busca de informações sobre profissionais de turismo, associações, templos religiosos, postos de gasolina e concessionárias de veículos.

Nas primeiras duas semanas, foram preenchidos 291 questionários com dados de empreendimentos de dez bairros da cidade: Centro, Alto da Serra, Bingen, Araras, Capela, Quitandinha, Quissamã, Itamaraty, Roseiral e Caxambú.

O mesmo trabalho já está sendo feito em Itaipava, Correias, Nogueira, Quitandinha.

A expectativa é que a pesquisa termine em agosto. Até dezembro, o Inventário, com todas as informações e fotos coletadas, será disponibilizado em um portal com acesso gratuito (www.destinopetropolis.com.br).

Para mais informações sobre inventários turísticos acesse o site www.inventarioturistico.com.br.

veja também