Picinguaba-SP traz passeio de caiaque pela Mata Atlântica

Picinguaba-SP traz passeio de caiaque pela Mata Atlântica

Atualizado: Quarta-feira, 17 Fevereiro de 2010 as 12

Descrever Pincinguaba é uma tarefa fácil: rodeada de Mata Atlântica, e tombada pelo Patrimônio Histórico, esta rústica vila de pescadores localizada a 40 km do centro de Ubatuba no litoral norte paulista, encanta quem procura simplicidade, tranqüilidade, e contato com a natureza.

Não há muita estrutura, mas o turista que pretende ficar para o fim de semana pode escolher a hospedagem numa das pousadas da vila como a charmosa Santa Martha das Pedras.

A bela praia é ponto de partida e chegada das embarcações que misturam a antiga cultura caiçara, representada pelas canoas, com as modernas lanchas, iates, barcos e caiaques dos turistas brasileiros e estrangeiros que partem para as ilhas, praticamente desertas, onde realizam mergulhos ou simplesmente aproveitam o dia nas praias.

Uma ótima opção para quem pretende fugir do tradicional é realizar um passeio a bordo de caiaques oceânicos. Muita gente acredita que para remar nos caiaques é preciso um bom preparo físico, mas é um engano, pois para seguir neste passeio, basta ter disposição de remar rodeado de um dos mais belos cenários do litoral brasileiro.

O mar calmo de Picinguaba é ótimo para esta atividade, ajuda os caiaques a ganharem espaço rapidamente oceano a dentro. Quem participa do passeio pode escolher se prefere remar sozinho num caiaque simples, ou acompanhado num caiaque duplo.

Praia da Fazenda

A primeira parada é no rio da praia da Fazenda, esta remada é curta e tem objetivo de fazer com que o praticante se adapte ao caiaque.

A água doce do rio é perfeita para dar uma refrescada, tirar o sal e partir para a praia Brava de Almada, a segunda parada.

Na praia Brava de Almada, quem já tem alguma experiência pode surfar pelas ondas fortes, é bem gostoso.

Ilha dos Porcos

A última parada e destino final deste passeio é a Ilha dos Porcos, dona de uma prainha deserta, com areia branca, muito bonita. Aqui é o lugar adequado para um lanche.

O mar é calmo e claro, perfeito para a pratica do mergulho livre, com apenas uma máscara e o snorquel dá para se divertir muito observando a vinha marinha.

A ilha abriga um riacho onde é possível lavar-se na água doce antes de voltar ao mar.

De volta a Picinguaba

Na volta não há paradas, vamos direto até Picinguaba acompanhados do pôr-do-sol. Este percurso totaliza 12 km de remada: fácil, gostoso e inesquecível!

Esta atividade deve ser feita com uma agência especializada o turista não deve alugar um caiaque e sair sozinho, a não ser que tenha bastante experiência, nós contratamos os serviços da Aroeira Outdoor.

Outra opção para visitar as Ilhas é contratar um barco de pescador na praia de Picinguaba. Combinado o valor do traslado, o pescador leva você e sua família para a Ilha dos Porcos, onde você pode passar o dia, mas não se esqueça de levar água e comida.

Ilha ds Couves

Outra ilha que vale a visita é a Ilha das Couves, é possível remar até lá também, aliás, enriquece bastante o passeio se você estiver a bordo de um caiaque. Este percurso passa pela Ilha Comprida e outras ilhotas. Do caiaque avistamos tartarugas, peixes e uma arraia, disse-nos o guia que os mais sortudos chegam a ver golfinhos.

A Ilha das Couves é pouco freqüentada e mantém a beleza natural de sua praia, além da água cristalina. O mergulho livre é imperdível, basta por uma máscara, ou mesmo uns óculos de natação, para que o fundo do mar lhe encante com toda a beleza da fauna marinha diversificada, que se abriga num fundo de pedras. Pertinho da praia avistamos duas moréias, uma "tropa" de lulas, (muito divertido vê-las nadar em grupo, organizadíssimas), ouriços e muitas espécies de peixes.

Caso esteja com preguiça de remar, o barco do pescador leva você até a ilha, normalmente o deixa e combina um horário para buscá-lo. Remando, são 10 km (ida e volta), parece muito, mas é bem tranqüilo. Remar num caiaque oceânico lhe dá uma sensação única de liberdade numa rica experiência que permite total integração com a natureza, nós descobrimos este prazer.

Como chegar:

De São Paulo siga pela Rodovia Airton Senna, desça a serra pela SP 099, (Rodovia dos Tamoios) e siga pela SP 055 / BR 101 (Rodovia Rio-Santos) até a placa que diz " Vila de Picinguaba". Para quem vem do sul do Rio de Janeiro seguir BR 101 e para os mineiros a opção é a BR 116. Picinguaba está a 274 km da capital paulista, a 40 km de Ubatuba e a 31 de Parati, no Rio de Janeiro

As coordenadas para a Enseada de Picinguaba são: latitude 23º22’S; longitude 45º51W.

Expedições em caiaques oceânicos

Aroeira Outdoor

Tel: 11 4402 1541

E-mail:[email protected]

Onde ficar

Pousada Santa Martha das Pedras

Vila de Picinguaba

Tel: (12) 3836-9189 / (12) 3836-9196

Melhor opção de hospedagem na vila. Conta com apartamentos amplos e confortáveis num ambiente charmoso e bem decorado, além do café da manhã especial.

veja também