Pilotos da Lufthansa suspendem greve

Pilotos da Lufthansa suspendem greve

Atualizado: Terça-feira, 23 Fevereiro de 2010 as 12

No title Cerca de 4.000 pilotos da companhia aérea alemã Lufthansa suspenderam a greve e vão retomar as negociações, informaram o sindicato dos pilotos e a empresa nesta segunda-feira em um comunicado.

A greve, que começou nesta segunda-feira e inicialmente deveria durar quatro dias, acaba amanhã.

A decisão foi tomada hoje por representantes do sindicato Cockpit e da Lufthansa, após a audiência realizada no tribunal de trabalho de Frankfurt, no qual a companhia aérea entrou com uma denúncia por considerar a greve desproporcional e sem fundamentação jurídica.

Depois de consultadas separadamente, as partes decidiram atender ao pedido da juíza Silke Kohlschitter e voltar à mesa de negociações com boa vontade e responsabilidade.

Conforme fontes do Cockpit, os pilotos serão chamados a retomar o serviço amanhã, embora porta-vozes da Lufthansa já tenham advertido que o retorno à normalidade será progressivo e o tráfego aéreo não voltará ao normal antes do fim de semana.

Os pilotos da Lufthansa na Alemanha renunciaram à greve até o dia 8 de março à meia-noite, e decidiram dar um tempo para buscarem um acordo com a direção da empresa, explicou o comunicado.

Nesta segunda-feira às 19h locais (15h de Brasília), a companhia aérea havia realizado 960 voos dos 1.100 previstos, segundo um porta-voz. Normalmente, o grupo faz cerca de 1.800 voos diários.

A greve causou grandes problemas nos aeroportos alemães, entres eles o de Frankfurt, ainda que não tenha provocado caos. Alguns voos com destino a Paris e Londres foram cancelados.

Os pilotos pedem garantias de seus empregos e equiparação salarial do grupo.

Brasil

Apesar do retorno confirmado, a Lufthansa informou que os voos que estavam programados para hoje continuam cancelados, e os de amanhã também poderão ter o mesmo fim.

"A partir de quarta-feira, o horário de voos voltará sucessivamente ao normal. As operações de voo, porém, só estarão totalmente normalizadas dentro de alguns dias", informou a companhia aérea em comunicado.

Os voos de hoje que estão cancelados são dois. Ambos chegariam ao aeroporto de Guarulhos vindos de Frankfurt e Munique. Já amanhã, estão pendentes dois voos de Guarulhos que iriam para Frankfurt e Munique, e outro que sairia de Frankfurt com destino ao país.

veja também