Piúma (ES) oferece belas praias e opções turísticas tranqüilas

Piúma (ES) oferece belas praias e opções turísticas tranqüilas

Atualizado: Quinta-feira, 19 Março de 2009 as 12

Piúma é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. Sua população é estimada em 2004 era de 17.838 habitantes. Estimada no ano de 2004, em 17.838 habitantes, a maior parte de sua populacão vive da pesca, do artesanato, e do cultivo de marisco. Piúma é uma ilha localizada no estado de Espírito Santo e separada do continente pelo Rio Piúma, Há várias ruas estreitas pela ilha, e muitos estabelecimento só abrem no verão quando há um grande número de turistas pela ilha. A rede hotelaria de Piúma é simples. As principais atrações são as praias, mas há também os artesanatos na região.

Clima & Geografia

O município de Piúma possui uma área de 74 Km² e limita-se ao Norte com o município de Anchieta; ao Sul, com Itaipava, a oeste com Rio Novo do Sul e Iconha e a Leste com o Oceano Atlântico.  

Possui clima tropical com precipitações pluviométricas no verão. A temperatura média anual variando entre 24ºC a 26ºC no verão e 21o a 22o no inverno. Seu relevo é praticamente plano.

História & Cultura

No século passado Piúma era povoada por índios catequizados pelo Padre José de Anchieta. Tornou-se um porto exportador de madeira e primeira província capixaba a ser iluminada à gás. Em 1850, iniciou-se a ocupação do local por famílias vindas da Inglaterra, e em seguida chegaram os portugueses, libaneses e italianos. Os índios auxiliavam no transporte da madeira que descia em balsas pelo Rio Iconha para ser exportada.

O ciclo madeireiro foi encerrado e a solução para um novo crescimento foi o turismo sendo o Monte Aghá a grande atração. Hoje, o município vive do turismo, do artesanato de conchas sendo responsável pelo sustento de dois terços da população local, da pesca sendo o terceiro produtor de pescado do Estado, e da construção civil.  

Atrações Turísticas

Monte Aghá

Com 300m de altura, possui forma piramidal e serve como ponto de divisa com o município de Itapemirim. A escalada e a prática da Asa Delta são um dos esportes de aventura praticados no Monte. O seu nome tem significado indígena (Puris – Tupiniquins) e quer dizer "Monte de Ver Deus”.

Lagoa da Conceição

De água doce que se mistura com a água do mar tornando-se salobra. Divisa dos municípios de Piúma e Anchieta.

Ilha do Gambá

É refúgio para aves e animais marinhos. Neste parque natural desenvolvem as conchas que são utilizadas para o artesanato local.. É própria para a prática do trekking, mountain bike, pesca e mergulhos. Possui uma pequena praia com mar de águas calmas onde se desenvolvem as conchas e búzios utilizadas no artesanato local. É ideal para prática trekking, mountain bike, pesca e mergulho. Possui um ancoradouro e dele saem os barcos de passeios para as outras ilhas da região.

Ilha do Meio

Esta localizada a 500 metros da praia. É parque natural, tombado como patrimônio. É rica em bromélias e orquídeas. Própria para pesca de arremesso. Quando a maré está baixa, pode-se caminhar da praia até à ilha. Rica em bromélias, orquídeas e árvores nativas. Bastante procurada para pesca de arremesso.

Ilha dos Franceses

Parque natural, tombado como patrimônio paisagístico. Fica a 45 minutos do continente. Praia é pequena e as águas transparentes sendo boa para a prática do mergulho. Possui um farol construído em 1730 pelos franceses é alimentado por energia solar. Na gruta do Judeu, localizado no centro da ilha, o cientista Augusto Ruschi, descobriu o morcego pescador - Nostílio Leporinus Leporinus L., uma espécie em extinção. O acesso a ilha é feito de barco e deve ser programado com antecedência.

Ilha dos Cabritos

Parque natural de flora e fauna é tombado como patrimônio paisagístico. Sua praia é pequena e de águas cristalinas. Possui saída de barco da praia ou da Ilha do Gambá. É coberta por matas nativas com trilhas rústicas próprias para caminhadas. O acesso é feito por barco ou escuna, a partir da Ilha do Gambá ou da Praia do Corujão. Coberta por mata nativa, possui uma pequena praia com mar de águas cristalinas. Dispõe de restaurante com especialidade em frutos do mar e moqueca capixaba.

Rio Piúma

Sua nascente fica localizada na Serra de Richmond, em Vargem Alta. Faz parte da Bacia do Rio Novo. Ás margens ribeirinhas, a vegetação e o mangue servem para refúgio das garças e outros pequenos animais, como: camarão, pitú, caranguejo e peixes.

Morro

Um dos pontos mais altos da cidade possui uma antiga construção de um hotel. Tornou-se um mirante com vista panorâmica de 360 graus em direção à Ilha de Piúma. Localiza-se na Rodovia do Sol a poucos metros do Monte Aghá.  

Escola de Pesca

Primeira Escola de Pesca do Brasil e única do Estado, funciona com aulas de I grau com matérias específicas, como: construção naval, arte da pesca, industrialização do pescado, mecânica naval, carpintaria e aulas práticas no barco-escola. Atua também na área de Educação Ambiental. As visitas à Escola são acompanhadas por monitores. Está localizada na Praia Doce.

Feira de Artesanato

Artesanato a base de conchas marinhas, vendidas no Brasil e no exterior.

Praias

Boca da Barra

Fica na foz do Rio Iconha e está próxima ao Morro do Ramiro e do Santuário à Nossa Senhora da Conceição. 

Praia Doce

Faz parte da Boca da Barra, foz do Rio Piúma. Nela está a sede da Escola de Pesca, Igreja de N. S. da Conceição e Ginásio de Esportes. Está localizada no centro da cidade. Praia com areia fina e solta. Faz parte da Boca da Barra, foz do Rio Piúma, e é ponto de entrada e saída para os barcos de pesca em direção a alto mar.

Praia de Acaiaca ou Praia de Coqueiral

Possui ondas mansas, próprias para crianças. Encontra-se areia monazítica e uma infinidade de conchas que são "catadas" na areia. Praia urbana, com mar de águas tranqüilas, areias monazíticas, grande profusão de conchas e coqueiros em sua margem, ideal para crianças. Durante a maré baixa pode-se chegar a pé na Ilha do Meio, que se encontra a aproximadamente a 500m da praia. Dispõe de calçadão, quiosques, bares, restaurantes e iluminação noturna. 

Praia do Corujão

Muito freqüentada por praticantes de esportes aquáticos como escunas, wind surf, banana boat, jet ski, caiaques. Local de grandes atrações. Praia com mar de ondas fortes e areia monazítica, bastante movimentada na alta temporada. Boa para velejar, dispõe de quiosques, calçadão e iluminação noturna.

Praia Maria Neném

Ali são encontrados as famosas conchas que são tirados pelas catadeiras. Praia com mar de águas rasas e tranqüilas, areias monazíticas, vegetação nativa e grande profusão de conchas, utilizadas pelas catadeiras no artesanato local. Ideal para a prática do windsurf, é Área de preservação ambiental.

Praia do Aghá

Praia de ondas mansas. Fica abaixo do Monte Aghá, ponto de referência para os pescadores e próximo à divisa com o município de Itapemirim. Nessa praia foi encontrada a concha raríssima "Oliva Zelindea".

Praia do Pau Grande

Praia com mar de ondas fortes, águas fundas e elevado nível de salinidade. Propícia para pesca de arremesso e surfe. Dispõe de barracas que servem bebidas e petiscos na praia.

veja também