Planeje sua viagem em sites e aplicativos

Planeje sua viagem em sites e aplicativos

Atualizado: Segunda-feira, 6 Junho de 2011 as 8:44

Organizar uma viagem por meio de uma agência oferece uma grande contrapartida: a de não se preocupar tanto com os roteiros e programas. Ainda assim, a tecnologia promete uma pequena mão aos viajantes cujo orçamento é mais apertado, ou àqueles que preferem traçar os destinos de forma mais independente e a médio prazo.

Há sites e aplicativos que ajudam a organizar as atrações turísticas nas cidades que se deseja conhecer.   Um dos sites testados pela Folha é o Plnnr ( plnnr.com ), em inglês, que agrega informações de diversas páginas (como a enciclopédia colaborativa Wikipedia) a fim de projetar itinerários nos 20 destinos turísticos mais procurados do mundo.

O site planeja gratuitamente uma agenda de roteiros por dia. Indica o tipo de transporte a utilizar no intervalo entre atrações e informa preços de hotéis.

SOCIAL

Já o Triporama ( triporama.com ), também em inglês, permite convidar amigos ou família para organizar, em um grupo virtual, a viagem que envolve mais pessoas. É possível traçar o itinerário diário junto ao Google Maps e compartilhar pesquisas de viagem de graça, mediante cadastro.

Nos testes realizados pela reportagem, o TouristEye ( en.touristeye.com ) apresentou alguns problemas no cadastro do perfil.   Ainda assim, o site é eficiente para ver os roteiros traçados por outros internautas, cujas experiências podem ser valiosas para visitas a países ainda desconhecidos para o viajante. A página também promete ser um guia em smartphones (há versões tanto para o sistema operacional Android quanto para o aparelho iPhone).

Em português e em versão de testes, o Milevo ( milevo.com.br ) funciona como um misto de roteiro com rede social, com perfis para adicionar amigos, organizar o mapa de destinos já conhecidos e checar restaurantes, hotéis e passagens, além de obter informações e trocar dicas sobre os serviços.

Se a intenção é documentar a viagem feita, o Tripline ( tripline.net ) é ideal, pois cria mapas interativos, que agregam fotos, histórias e gastronomia. Assim, o internauta relata aventuras num divertido formato gráfico.  

veja também