Policiais estrangeiros auxiliam turistas no verão da Croácia

Policiais estrangeiros auxiliam turistas no verão da Croácia

Atualizado: Terça-feira, 19 Julho de 2011 as 9:25

Não saber o idioma local pode ser um grande problema para os turistas em outro país. Principalmente se for para descrever alguma dificuldade, como um roubo ou acidente.

Para ajudar a vencer esta barreira entre as autoridades locais e os turistas que lotam a costa da Croácia no mar Adriático todo verão, a polícia do país resolveu convidar dezenas de colegas pela Europa para o projeto "Temporada de Turista Seguro". "Nosso trabalho aqui é dar informações aos turistas falantes de alemão e ajudá-los se tiverem algum problema", disse Mirco Durinovic, patrulhando ao longo da cidade costeira de Pula, no norte do país, mas em seu uniforme austríaco de policial. Ele fala um pouco de croata por causa de sua ascendência eslava. A maioria dos outros policiais estrangeiros não fala, mas são acompanhados por um colega local que fala inglês.

Um destes, Ivica Milic, patrulha com policiais tchecos, e desempenha sua tarefa de verão na cidade de Omis, no sul da Croácia, que atrai milhares de tchecos e eslovacos nesta época do ano.

"Tivemos muito retorno de nossos cidadãos e turistas; eles dizem gostar da ideia desta cooperação com a polícia tcheca. Os turistas sentem-se mais seguros", disse Milic, enquanto distribuía folhetos sobre o projeto aos passantes.

Um turista eslovaco passando por uma grande avenida de Omis concorda: "É uma grande ajuda, pela falta de outros tchecos ou eslovacos por aqui".

A Croácia --que espera entrar na União Europeia em 2013-- obteve cerca de US$ 8,7 bilhões com o turismo em 2010, ou quase 20% de seu PIB (Produto Interno Bruto); e espera ter um acréscimo de 4% neste ano    

veja também