Polônia finaliza construção da maior estátua de Cristo

Polônia finaliza construção da maior estátua de Cristo

Atualizado: Segunda-feira, 1 Novembro de 2010 as 2:47

A Polônia finaliza a construção da maior estátua de Cristo, que superará a figura do Cristo de la Concordia, da Bolívia, e do Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, constatou nesta sexta-feira um jornalista da AFP em Swiebodzin (oeste).

"Minha primeira vocação foi ser padre. Minha segunda foi construir esta estátua", declarou à AFP Sylwester Zawadzki, padre da paróquia da Divina Misericórdia de Swiebodzin, uma cidade de 40 mil habitantes a cerca de 50 km da fronteira com a Alemanha.

Zawadzki é a origem deste projeto, que nasceu há pouco mais de cinco anos.

Para isso, comprou um terreno de quatro hectares da Agência Nacional de Terras Agrícolas. Este padre, que viaja em uma Mercedes, também é o responsável por arrecadar fundos e atrair patrocinadores para realizar seu projeto.

"A estátua terá um total de 58 metros de altura desde a base e uma envergadura dos braços de 24 metros", explicou o chefe da obra e irmão do padre, Jan Zawadzki.

A inauguração da estátua está prevista para o dia 21 de novembro, uma vez que estejam concluídos os trabalhos de montagem das últimas peças.

Os braços serão montados na próxima semana, depois que a grua utilizada para esse serviço não foi suficientemente potente, fazendo os realizadores da obra estudarem, inclusive, realizar a operação com um helicóptero. Finalmente, realizarão a montagem com uma grua maior.

A estátua levanta-se sobre uma pequena colina, em meio ao campo, sendo visível a partir da estrada nacional e, em um futuro, poderá ser vista a partir da autoestrada A2, que unirá Varsóvia e Berlim.

veja também