Pop Art de Andy Warhol, em exposição na Argentina, chega ao Brasil no início de 2010

Pop Art de Andy Warhol, em exposição na Argentina, chega ao Brasil no início de 2010

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:29

O Museu de Arte Latinoamericano (Malba) e a Fundação Costantini, de Buenos Aires, inauguraramm, na última quinta-feira, a maior exposição do artista americano Andy Warhol já realizada na Argentina.

Intitulada "Andy Warhol, Mr. America", a mostra reúne mais de 170 obras do artista, incluindo pinturas, fotografias e instalações, além de 44 filmes dirigidos por Warhol.

A organização das obras expostas de Warhol, um dos principais nomes da pop art, foi feita pelo museu e fundação argentinos em parceria com o museu que leva o nome do artista, em Pittsburgh, no Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Segundo os organizadores, as obras em exposição na Argentina formam uma retrospectiva do artista e destacam "a cultura política e popular dos Estados Unidos, sob olhar de Warhol".

A mostra fica em cartaz em Buenos Aires até 22 de fevereiro de 2010. A previsão é de que a exposição venha também para o Brasil e seja inaugurada na Pinacoteca de São Paulo em 20 de março de 2010.

Obras

A seleção dos trabalhos aborda, principalmente, o período de 1961 até 1968. Entre eles se destacam peças famosas do artista como os retratos de Marilyn Monroe, da ex-primeira dama americana Jacqueline Kennedy e do ex-líder chinês Mao Tsé-Tung.

Os organizadores ressaltaram ainda que a exposição conta com a série de latas de sopas Campbell, auto-retratos do artista e filmes como Empire, Blow Job e Outer and Inner Space, entre outros que realizou no seu estúdio The Factory.

De acordo com o fundador do Malba, Eduardo Costantini, esta é a exposição mais cara já realizada pelo museu desde a inauguração, em 2001.

"Trazer a exposição custou US$ 600 mil, mas comemoramos por termos sido escolhidos pela Fundação Warhol", disse ele à imprensa argentina.

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições