Portillo investe em tradição e ambiente familiar

Portillo investe em tradição e ambiente familiar

Atualizado: Quarta-feira, 21 Julho de 2010 as 1:53

Poucos dias após sua chegada a Portillo, o ascensorista já lhe chama pelo nome. Na mesa do jantar – a mesma todas as noites -, você é servido por um garçom que parece seu amigo. Por isso, quem gosta de hotéis com clima familiar e pessoal vai se sentir em casa em Portillo, a mais antiga estação de esqui da América Latina, fundada em 1949.

Responsável pela “identidade” do resort, o americano Henry Purcell (cuja família é dona do local desde 1961), buscou construir um centro de esqui de qualidade, mas não um complexo hoteleiro. Os visitantes contam com três opções de hospedagens: o Hotel Portillo - rústico, mas confortável - e dois alojamentos mais simples, o Octogon Lodge e o Inca Lodge. Curiosamente, nenhum deles conta com quartos com tv, numa tentativa de estimular a socialização dos hóspedes.

De tão tradicional, Portillo é até um pouco antiquado: os elevadores, por exemplo, não funcionam durante a madrugada, e o café da manhã, servido em sistema a la carte, tem opções bastante limitadas.

Por outro lado, as 35 pistas para prática de esqui ou snowboard prometem atender a todos: iniciantes (10% da área esquiável), intermediários (35%), avançados (35%) e profissionais (20%). E como se a Cordilheira dos Andes não fosse cenário bonito o suficiente, Portillo ainda está ao lado do belo lago Inca, cujas águas congelam durante o inverno.

Almoço com bela vistaA vista para o lago é uma das atrações do restaurante Tio Bob’s, localizado no alto da montanha e acessível apenas por teleférico (às quintas-feiras a subida sem esqui é permitida, mas nos demais dias só esquiadores avançados descem a pista de volta). Sopas, saladas e churrasco são servidos em um ambiente simples, mas de visual impressionante.

Quando o corpo não aguentar mais esquiar, aproveite para desfrutar da ampla área de lazer aberta para os hóspedes do hotel Portillo, Octon Lodge e Inca Lodge: piscina aquecida, jacuzzi ao ar livre, academia, cinema, quadra poliesportiva, aulas de ioga e ginástica e atividades para crianças.

Música latina e pisco sour em Portillo

Nas noites de sexta-feira, por volta das 20h, vá até a sacada para observar uma apresentação dos instrutores de esqui, que descem a montanha iluminada apenas por tochas que carregam nas mãos. Após o jantar, a dica é passar pelo bar, onde os garçons servem vinho, cerveja e pisco sour (a caipirinha local), e onde bandas tocam sucessos do rock ao vivo.

Lá pela meia-noite, quando o show acabar, troque a discoteca do hotel por uma visita ao restaurante próximo, o La Posada, preferido dos funcionários de Portillo. Além de ter preços baixos, o local deixa de lado os hits eletrônicos para animar o público com música latina. Uma boa opção para quem quer experimentar mais de perto a cultura local.

Portillo está a 2.880 m de altitude e localizado a 164 km de Santiago. O trajeto da capital chilena à estação leva cerca de duas horas e é feito por uma estrada em ótimas condições. A temporada deve ser encerrada em 2 de outubro. Mais informações: www.skiportillo.com

veja também