Porto Alegre estreia no mercado internacional de turismo médico

Porto Alegre estreia no mercado internacional de turismo médico

Atualizado: Sexta-feira, 17 Setembro de 2010 as 2:24

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati recebeu na manhã dessa quinta-feira, dia 16, o secretário Municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes e os representantes dos hospitais parceiros da preparação da cidade para receber turismo médico. Na ocasião, foi mostrada a marca do Porto Alegre Health Care Cluster, o vídeo de apresentação da cidade como destino médico e a revista que demonstra a estrutura dos hospitais Moinhos de Vento, Mãe de Deus, Santa Casa e São Lucas da PUCRS, da capital gaúcha. Os materiais serão levados para o 3º Congresso Mundial de Turismo Médico, que acontece em Los Angeles, Califórnia (EUA), entre os dias 22 e 24.

O prefeito falou do valor importante que será agregado à cidade com o turismo médico. “A qualidade dos serviços de saúde prestados pelos parceiros do projeto é inegável e referência para o país e internacionalmente”, afirmou Fortunati, ao lembrar a importância da Secretaria de Turismo no desenho desta nova iniciativa de fomento à economia e à qualificação dos serviços envolvidos.

A meta do cluster é atrair para a Capital, até 2014, cerca de 42 mil pacientes norte-americanos por ano, número que representa 2% do total de 2,1 milhões de pessoas que sairão dos Estados Unidos para realizar tratamentos médicos em outros países, de acordo com estudo recente da Deloitte Development LLC. Com um gasto médio por viagem estimado em US$ 16 mil, esse fluxo injetaria na cidade US$ 670 milhões entre gastos com hospitais (40%) e demais despesas de viagem (60%) como passagens aéreas, hospedagem, alimentação e lazer. "O turismo médico ou de saúde é um tema  incipiente no próprio Brasil e, Porto Alegre fará sua estreia neste mercado. Nosso primeiro desafio será deslocar parte do fluxo de turistas que viajam para tratamento de saúde em lugares como Índia e Singapura, por exemplo, para nossa cidade que tem estrutura médica e de saúde de excelência, hospitais acreditados, profissionais de renome internacional, serviços receptivos de alto padrão, clima favorável, fácilo mobilidade urbana por ser uma metrópole pequena e uma cultura amigável para estrangeiros", afirma Moraes.  

No encontro internacional, a Capital apresentará o Porto Alegre Health Care Cluster, organização público-privada criada pela Secretaria Municipal de Turismo e os quatro hospitais com o objetivo de fazer da cidade uma plataforma de turismo médico e promover a Capital como principal destino no Brasil e América do Sul para turistas norte-americanos e europeus que buscam tratamento de saúde fora do seu país. Hoje, segundo o Ministério do Turismo, o Brasil recebe 50 mil turistas por ano neste segmento.

Congresso Mundial de Turismo Médico - O evento, que ocorrerá de 22 a 24 de setembro, reúne médicos, consultores, agentes de turismo, seguradoras, laboratórios, governantes e agentes facilitadores de dezenas de países com o objetivo estimular e promover aquecimento ao mercado de tratamentos de saúde fora dos Estados Unidos para a população norte-americana. A representação de Porto Alegre será institucional e empresarial, integrada pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes e por profissionais e dirigentes dos quatro hospitais que integram o cluster. Porto Alegre será a maior comitiva brasileira no evento e, em Los Angeles, contará com a participação do presidente da Embratur e secretário-executivo do Ministério do Turismo, Mário Moysés.

Estiveram presentes na audiência desta manhã os seguintes representantes do Porto Alegre Health Care Cluster: João Polanczyk -e Nilton Brandão da Silva, superintendentes do Hospital Moinhos de Vento; Carlos Alberto Fuhrmeister, diretor executivo  do complexo Santa Casa, Dr. Jorge Lima Hetzel, Diretor médico e Roberto Plentz, gerente de marketing da instituição; Arie Melamed e Fabio Carmago Etges, superintendentes do Hospital São Lucas o Dr. Salvador Gullo Neto, da direção clínica do hospital; Dego Caleffi, gente de marketing do Mãe de Deus; o superintendente Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau, Amilton Lopes; e o diretor financeiro da ABIH-RS (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Abdon Barretto Filho.

veja também