Porto Alegre ganha voo direto para Lisboa em junho

Porto Alegre ganha voo direto para Lisboa em junho

Atualizado: Quarta-feira, 12 Janeiro de 2011 as 1:28

Uma boa notícia para o Rio Grande do Sul no início deste ano. A partir do dia 12 de junho, os gaúchos poderão viajar para a Europa sem fazer escalas em São Paulo, Rio de Janeiro ou outras cidades da América Latina. Isto porque a empresa TAP irá oferecer voos de ida e volta Porto Alegre-Lisboa quatro vezes por semana, numa viagem de aproximadamente 10h. O anúncio foi feito na última segunda-feira pelo vice-presidente mundial da companhia (e também gaúcho), Luiz da Gama Mór, em audiência com a prefeita em exercício, Sofia Cavedon, no Paço Municipal, e com o governador do Estado, Tarso Genro. O novo roteiro será o 10º destino do Brasil e o primeiro do Sul do País.

A importância do Estado dentro do Mercosul foi o que levou a TAP a escolher a capital gaúcha e não a cidade de Curitiba. “O Rio Grande do Sul é o terceiro, ou às vezes, o quarto maior exportador brasileiro de passageiros para a Europa. E Porto Alegre deixará de ser o final do Brasil, tornando-se porta de entrada de europeus no país”, destacou o executivo. O pedido de autorização será encaminhado para a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) ainda essa semana. Mas desde já a estimativa para o início da operação é de que 60% dos passageiros viajem a negócios, contra 40% a turismo. Luiz da Gama Mór reforçou ainda a importância de trazer europeus para o sul do Brasil. “Vamos fazer um trabalho de promoção do Rio Grande do Sul na Europa”, confirma.

O secretário municipal do Turismo, Luiz Fernando Moraes , salientou que o voo direto a Lisboa é a realização de um grande sonho da cidade e do Estado. Em 2009, Moraes entregou ao executivo da TAP, em Lisboa, um documento assinado por autoridades municipais e as principais entidades do trade turístico solicitando a ligação direta entre as duas capitais. “Assim como Lisboa é o hub (local dotado de infraestrutura e serviços turísticos) da TAP na Europa, Porto Alegre passará a ser o hub da TAP no Mercosul, o que reforça a necessidade da capital gaúcha de trabalhar em conjunto com os demais destinos gaúchos para aumentar a capacidade receptiva e criar uma diversidade maior em atrativos e aos turistas internacionais", afirmou.

No dia 12 de janeiro foi realizado na sede da SMTur o primeiro encontro da TAP com agentes de viagens e principais entidades do trade turístico. O objetivo é apresentar as potencialidades da cidade nas áreas de turismo de lazer e de negócios, além da repercussão do novo roteiro para o turismo da cidade e do Rio Grande do Sul. E a partir de junho, a empresa promoverá a vinda de comitivas de todos os países europeus para conhecer a região. Um dos destinos será o Festival do Turismo, em Gramado, em novembro. Apesar de não querer divulgar números, Mór ressaltou que o investimento para viabilizar a operação inclui a aquisição de uma aeronave, valor do combustível, tripulação e funcionários em terra.

O Norte do Brasil ainda não é atendido, mas o vice-presidente acredita no potencial de Manaus ou Belém. A companhia vai operar no Salgado Filho, na maioria das vezes, o Airbus A330, com capacidade para 263 passageiros. Eventualmente, a aeronave A340 poderá sair de Porto Alegre. Os voos decolando de Porto Alegre serão noturnos, saindo por volta das 21h45 e chegando ao meio-dia em Lisboa. De Portugal para a capital gaúcha decolam por volta das 9h45, chegando em Porto Alegre aproximadamente às 18h, permitindo conexões para Florianópolis, Curitiba ou cidades do Mercosul. A TAP é a companhia que mais tem ligações entre Brasil e Europa, partindo de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

veja também