Porto do Rio espera receber 3 milhões de cruzeiristas por temporada até 2016

Porto do Rio espera receber 3 milhões de cruzeiristas por temporada até 2016

Atualizado: Sexta-feira, 4 Fevereiro de 2011 as 1:10

O terminal de cruzeiros do Rio de Janeiro espera receber 3 milhões de passageiros por temporada até 2016, ano em que serão realizados os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos na cidade. Para atingir a expectativa, será necessário quadruplicar a movimentação de passageiros, já que o terminal deve encerrar esta temporada (do verão 2010/2011) com 800 mil pessoas.

Para receber melhor o crescente fluxo de passageiros, a Píer Mauá, concessionária que administra o terminal, pretende fazer algumas modificações na estrutura do porto. Os dois prédios administrativos e os armazéns 1 a 3 não receberão mais passageiros e passarão a funcionar como restaurantes, shopping centers e áreas para eventos.

As operações para receber os navios de cruzeiro serão transferidas para os armazéns 4 a 6. Os armazéns 5 e 6, que ainda não estão sob responsabilidade da empresa, deverão ser repassados para as mãos da concessionária ainda neste ano.

Além disso, está prevista a construção de um novo cais, perpendicular ao cais do porto e em formato de Y, para receber até mais seis cruzeiros simultaneamente, além dos navios que continuarão podendo atracar no cais original.

Segundo o diretor de Operações da Píer Mauá, Américo Rocha, a ideia do novo cais “Y” é não só ampliar a capacidade do terminal, mas principalmente aumentar o conforto para os passageiros, já que reduzirá a distância do trajeto entre o local de atracação e a área de desembarque.

O objetivo é tornar o Rio de Janeiro cada vez mais um local de partida de cruzeiros e não apenas um porto de parada. Ao usar o Rio como ponto de partida, o cruzeiro atrai turistas para se hospedar alguns dias na cidade e não apenas para passar o dia.

veja também