Porto Seguro quer atrair turistas com sua culinária

Porto Seguro quer atrair turistas com sua culinária

Atualizado: Quinta-feira, 11 Março de 2010 as 12

A higiene e a limpeza, seguido do bom atendimento, são os fatores que os turistas de Porto Seguro mais levam em conta na hora de escolher um estabelecimento para fazer uma refeição. Esse é um dos dados da pesquisa que será apresentada nesta segunda-feira (8), durante o lançamento do projeto Caminhos do Sabor - A União Faz o Destino.

O evento está marcado para às 19h no Bar e Eventos Belvedere e vai reunir empresários e gerentes de restaurantes de Arraial D'Ajuda e Porto Seguro. O projeto é uma parceria entre Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Ministério do Turismo e Sebrae.

Segundo Ana Queiroz, da coordenação nacional do projeto, no dia 8 os empresários vão validar o plano de ação elaborado a partir da pesquisa realizada em novembro do ano passado entre turistas, proprietários dos estabelecimentos e instituições parceiras. Essa é a terceira etapa do trabalho, que tem como objetivo utilizar características exclusivas da comida do destino turístico como fator de competitividade, diferenciando-o de outros destinos concorrentes e, assim, atrair um maior fluxo de turistas para o local.

"As duas primeiras etapas incluíram reuniões com o grupo de governança e a pesquisa propriamente dita", destaca Ana Queiroz, lembrando que a quarta etapa é a reunião com os empresários e a quinta e última fase é o trabalho de qualificação.

A meta, segundo a coordenadora, é atingir 40 empresários de bares e restaurantes e a participação do Sebrae é fundamental para mobilizar o grupo. "O Sebrae é um importante parceiro na organização dos trabalhos e um membro atuante no grupo de governança", destaca.

Segundo o gestor de projetos do Sebrae, Enivaldo Piloto, além de Porto Seguro, participam as cidades de Lençóis, na Chapada Diamantina; Salvador e Mata de São João - Praia do Forte. Piloto acredita que esse trabalho tem tudo para dar um salto de qualidade nos serviços oferecidos pelos bares e restaurantes de Porto Seguro.

A pesquisa de campo em Porto Seguro, realizada entre os dias 5 e 12 de novembro, contemplou quatro públicos distintos segundo sua relação com o Setor de Alimentação Fora do Lar (SAFL): consumidores locais, turistas, empresários do setor e o grupo de governança.

Serviço:

Sebrae/BA - (71) 3320-4404  

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também