Portugal elege "maravilhas" de origem portuguesa; 2 estão no Brasil

Portugal elege "maravilhas" de origem portuguesa; 2 estão no Brasil

Atualizado: Segunda-feira, 15 Junho de 2009 as 12

Um concurso em Portugal elegeu as Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, situadas em diferentes países da África, América do Sul e Ásia - e entre as quais destacam-se duas construções religiosas no Brasil.

A Igreja de São Francisco de Assis da Penitência, em Ouro Preto (MG), e o Convento de São Francisco, em Salvador (BA), são os dois monumentos brasileiros que fazem parte da lista das "maravilhas" portuguesas reveladas na noite de quarta-feira, 10 de junho, em uma cerimônia em Portimão (Portugal).

A lista se completa com a Fortaleza de Diu (Índia), a Cidade Fortificada de Mazagão (Marrocos), a Basílica do Bom Jesus de Goa (Índia), a Cidade Velha de Santiago (Cabo Verde) e as Ruínas de São Paulo (Macau).

A votação para a escolha teve a participação de 239,418 mil pessoas, segundo dados da organização, que puderam dar sua pontuação através da internet, com ligações telefônicas ou enviando mensagens de celular.

Este evento também foi criado pela organização Novas 7 Maravilhas, uma fundação do milionário suíço Bernard Weber, que, em 2007, proclamou em Lisboa a lista das "maravilhas" do mundo moderno e que planeja realizar outra votação em torno das 7 Maravilhas da Natureza.

Na cerimônia do dia 10, os organizadores anunciaram também que, em 2010, acontecerá a declaração oficial das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, nas ilhas Açores.

veja também