Portugal tem 95 casas selecionadas para turismo de habitação

Portugal tem 95 casas selecionadas para turismo de habitação

Atualizado: Quarta-feira, 22 Dezembro de 2010 as 3:12

O turismo de habitação é uma modalidade que Portugal desenvolve com mais atenção ao menos desde 1983. Desde essa época, o país selecionou 95 casas de famílias, com valor arquitetônico e cultural.

A iniciativa busca preservar essas propriedades de diferentes regiões do país e estimular os visitantes a descobri-las.

As casas, onde o turista pode se hospedar, atraem pela beleza do lugar: em parques naturais, no alto das serras, em zonas históricas ou no campo, rodeadas por jardins, matas e atividades agrícolas.

Os proprietários são orientados a guiar o visitante pelos locais próximos de maior interesse, a mostrar gastronomia local, os festivais e tradições, a história portuguesa e as lendas locais.

TRÊS TIPOS

As casas selecionadas, também chamadas solares --casas nobres-- se classificam em três tipos: 36 Quintas e Herdades, 37 Casas Antigas e 12 Casas Rústicas.

As Quintas e Herdades, com atividades agrícolas, muitas delas produtoras de vinho, e concentram-se no turismo rural, ecoturismo e de natureza.

Já as Casas Antigas concentram-se na história e arquitetura tradicional, muitas remontando aos séculos 17 e 18 e guardando obras de arte.

E as Casas Rústicas, no campo, priorizam o cuidado familiar, arquitetura simples e com procedimentos locais.

veja também