Posto de vacinação vira Centro de Orientação em Belém

Posto de vacinação vira Centro de Orientação em Belém

Atualizado: Segunda-feira, 31 Março de 2008 as 12

A Anvisa encerrará a atividade de vacinação do Posto Aeroportuário de Belém, na próxima sexta-feira, 28 de março. No local passará a funcionar o Centro de Orientação e Controle Sanitário de Viajantes, que tem entre outras atribuições, emitir o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) e servir de fonte de informação sobre os riscos sanitários aos quais os viajantes estarão expostos em suas viagens.

A partir desta data, o turista que precisar tomar a vacina contra Febre Amarela para realizar viagens internacionais terá primeiro que se dirigir aos postos de saúde da rede pública municipal ou estadual. Depois deverá procurar o posto da Anvisa para a emissão do CIVP.

A Coordenação de Portos Aeroportos e Fronteiras (CVPAF/PA) vai emitir ofícios comunicando o fechamento às agências de viagem, companhias aéreas, rede hoteleira, administradora aeroportuária, empresas prestadoras de serviços, ANAC e secretarias de Turismo.

Certificação

Na emissão do CIVP, o viajante deve observar se o seu cartão de vacina está completamente preenchido e sem rasuras. Nele deve conter o nome, fabricante e lote completo da vacina, data da vacinação, assinatura e nome do vacinador, identificação da unidade de vacinação.

É exigido também um documento oficial de identificação com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de motorista, etc.). Para os menores de idade, exige-se a certidão de nascimento. Faz-se também necessária a presença dos interessados no posto, pois os mesmos deverão assinar o CIVP na presença do servidor da Anvisa.

Postado por: Claudia Moraes

veja também