Potencial turístico de Caxias do Sul - RS é apresentado na Espanha

Potencial turístico de Caxias do Sul - RS é apresentado na Espanha

Atualizado: Segunda-feira, 13 Junho de 2011 as 8:44

O secretário do Turismo de Caxias do Sul, Jaison Barbosa e o presidente da Atur (Associação Turística de Caxias do Sul), Geremias Rech, apresentaram o potencial da região para receber o turista espanhol. Com seis roteiros já estruturados, o destino Caxias do Sul oferece aventura, cultura, negócios e eventos e turismo rural.

O encontro com operadores de turismo espanhóis e imprensa ocorreu na Embaixada do Brasil e contou com a presença do chefe do setor comercial da Embaixada, Claudio Garon, do diretor adjunto de Turismo, Hildebrando da Silva Barboza e do diretor de promoção comercial e investimentos Tijbbe Dirk de Boer.

Na ocasião estavam presentes também o gerente-geral da TAM para Espanha e Portugal Jorge de Jesús, a diretora geral da TAP para a Espanha, Maria Victória Willian, o sênior adviser da Amadeus, Felipe Gonzales, o diretor executivo da Câmara de Comércio Brasil Espanha, Antonio Del Coro e o representante dos membros afiliados da Organização Mundial do Turismo, Rodrigo Corrêa.

A ideia de conhecer uma região que possui uma cultura e costumes tão marcantes seduziu os presentes, que bem ao estilo gaúcho, compartilharam a cuia de chimarrão. Depois da apresentação, foram discutidos temas como a formatação de produtos específicos para atender a demanda que cresce a cada dia entre as empresas que trabalham o mercado brasileiro.

Outro compromisso oficial foi uma visita à OMT (Organização Mundial do Turismo) onde a comitiva foi recebida pelo seu diretor-executivo, Márcio Favilla, pelo Diretor do Programa para as Américas, Carlos Vogeler e pelo diretor do Programa de Membros Afiliados, Javier Blanco. Na ocasião, foram discutidos os detalhes finais da afiliação da ATUR como o mais novo Membro Afiliado da OMT, e a primeira entidade gaúcha a fazer parte da organização. O secretário Jaíson Barbosa aproveitou o encontro para convidar oficialmente as autoridades da OMT a participar da Festa da Uva em 2012.

Na avaliação do Secretário Jaison Barbosa, a visita da comitiva de Caxias do Sul à Espanha foi um sucesso. Ele comenta que este foi um marco inicial para a construção de um canal de comunicação e o desenvolvimento de ações cooperadas entre as partes. “Caxias do Sul está em vantagem sobre outros destinos brasileiros se considerarmos questões como infra-estrutura, pessoal qualificado, roteiros estruturados e uma economia forte. Isso sem falar nas belezas naturais e particulares da região”. O Secretário avalia, também, que a afiliação à OMT marca uma nova etapa na inserção do destino Caxias do Sul no mercado internacional. “Os Membros Afiliados da OMT representam os diversos setores do turismo e, a partir de agora, Caxias do Sul poderá ter acesso a essa rede de conhecimento e de relacionamento, trocando experiências e aprendendo com as melhores práticas mundiais”, completa.

Em Madrid, a comitiva de Caxias do Sul teve a oportunidade de conhecer as melhores práticas turísticas desenvolvidas pelo Patronato de Turismo, que administra as ações de apoio e receptivo dos turistas que visitam a capital da Espanha. Geremias Rech avalia como positiva essa troca de experiências. “Só com as informações corretas se conseguira evoluir para um turismo verdadeiramente sustentável”, conclui o presidente da Atur.

Composta, também, por representantes do setor privado da região de Caxias do Sul, a comitiva esteve ainda no Ipex (Instituto Promoção de Exportação de Toledo) onde reuniu-se com empresários das áreas de energias renováveis, construção e vinícolas. Toledo é a capital da província de mesmo nome que fica na comunidade autônoma de Castilla y la Mancha e um dos mais importantes pólos industriais e turísticos da Espanha. “Foi um encontro muito produtivo. Mapeamos as áreas de maior interesse de ambas as partes e a partir de agora vamos trabalhar no desenvolvimento de vínculos mais fortes de cooperação, troca de informações e negócios”, afirma o diretor do CDL de Caxias do Sul, Nelson Minetto.

José Luiz Cavali, empresário e vice-presidente da Associação Pró-Desenvolvimento de Criúva - Caxias do Sul afirma que “para os micro e pequenos empresários, que representam uma grande parte do segmento turístico, a busca do conhecimento é fundamental para o crescimento correto”.    

veja também