Pousadas em que o design e o visual também são atração turística

Pousadas em que o design e o visual também são atração turística

Atualizado: Terça-feira, 7 Dezembro de 2010 as 12:51

Eles são turistas exigentes. Se no dia a dia o arquiteto desenvolve um olhar apurado para formas e cores, o mesmo olhar critica e capta todos os detalhes de qualquer ambiente que vá, inclusive nas horas vagas.

- Estamos o tempo todo reparando em tudo, seja num cinema, num restaurante, na natureza e, claro, num hotel - confirma o arquiteto Erick Figueira de Mello.

Abaixo estão listadas as pousadas que passaram por seus esmerados crivos em verões passados. São dicas de Paraty, por Christiane Laclau; Mauá, por Jairo de Sender; Corumbau, por Leila Dionizios; Fernando de Noronha, por Elaine Fachetti; Una, por Erick; Búzios, por Gorete Colaço; e Jericoacoara, por Eliane Fiuza.

Paraty por Christiane Laclau

A arquiteta Christiane Laclau é fã da pousada Picinguaba, uma casa colonial situada numa baía a meia hora de Paraty, com um indisfarçável toque francês.

- O interior tem uma elegância sutil, que parece ser a marca do dono, um francês charmoso, surfista e descoladérrimo - elogia. - As mesas mineiras se misturam a sofás de lona branca e quadros de arte nativa.

Ela diz que já percorreu todos os cantinhos de Angra dos Reis e arredores, e é enfática ao afirmar que nenhum lugar é tão bonito como o pedaço da costa onde fica a pousada.

Pousada Picinguaba: (0xx12) 3836-9105. www.picinguaba.com

Visconde de Mauá por Jairo de Sender

Para completar o ambiente de móveis de madeira rústica, feitos por artesãos, a Pousada dos Amores, na localidade de Maringá, é cheia de detalhes: sachê de cetim nos quartos, penduricalhos na cortina, passarinhos de madeira no jardim de inverno... Tudo o que Jairo de Sender resume como aconchego. O arquiteto sempre reserva o chalé número cinco.

- Tem banheira com cromoterapia - diz.

Pousada dos Amores: (0xx24) 3387-1612. www.pousadadosamores.com.br

Corumbau por Leila Dionizios

Os quartos de madeira têm mesas Saarinen e lustres modernos. Nas camas com dossel de organza colorida, os lençóis são de algodão egípcio. O jardim, repleto de plantas nativas. O pequeno paraíso, de frente para uma praia de 15 quilômetros de areia branca, eleito por Leila Dionizios, fica no Sul da Bahia, na pousada chamada Vila Naiá.

- A pedida no restaurante é lagosta. Pescada no dia, eles grelham na nossa frente - ela dá a dica.

Vila Naiá: (0xx73) 3573-1006. www.vilanaia.com.br

Fernando de Noronha por Elaine Fachetti

São 12 bangalôs com o mínimo de interferência na natureza. Foi a primeira qualidade da ecopousada Teju-açu, perto da Praia da Conceição, na famosa ilha do Nordeste, citada por Eliane Fachetti. A arquiteta destaca o conforto da cama king size e a decoração com luminárias de escamas de peixe.

- Tem ainda a área da piscina, bem integrada - conta. - Dá uma sensação de ser a continuação do quarto. Delícia.

Pousada Teju-açu: (0xx81) 3619-1571. www.pousadateju.com.br

Una por Erick Figueira de Mello

A combinação inusitada de cores saltou aos olhos de Erick Figueira de Mello assim que entrou na Fazenda da Lagoa, em Una, Sul da Bahia. Cada um dos 14 bangalôs tem cama com dossel e tons diferentes. No restaurante, cortinas nas cores verde, vermelha, azul e rosa pendem do teto. Tudo bem à la Mucki Skowronski, a artista que cuidou de cada detalhe da pousada, aberta por ela há quatro anos.

- Isso no meio de uma natureza de tirar o fôlego. Nunca vi tantas estrelas no céu na minha vida - diz o arquiteto.

Fazenda da Lagoa: (0xx73) 3236-6046. www.fazendadalagoa.com.br

Búzios por Gorete Colaço

Se a intenção é relaxar, Gorete Colaço faz as malas e dirige rumo ao quarto 21 do hotel Casas Brancas, em Búzios - um hotel butique com arquitetura que lembra as construções gregas à beira do Mediterrâneo. O quarto tem uma banheira solta no meio.

- Dá para tomar banho virada para o mar - conta. - E o quarto é muito clean, elegante, com madeira, branco e vidros que deixam a paisagem entrar.

No deque, pode-se assistir ao pôr do sol em grandes colchões.

Casas Brancas Boutique Hotel: (0xx22) 2623 1458. www.casasbrancas.com.br

Jericoacoara por Eliane Fiuza

Nos dias que ficou na Pousada Cabana, em Jeri, no Ceará, Eliane Fiuza adorava aproveitar a tarde no "redário": um espaço cheio de redes embaixo de uma cabana.

- As áreas em comum para hóspedes são muito charmosas, um diferencial. Tem um gazebo coberto por piaçava com uma espécie de "surubão", com cabeceira de gravetos e almofadas de chita.

A pousada do casal conhecido apenas como Luca e Liz, que passa metade do ano na Itália, tem móveis de madeira e vime, velas coloridas e muitas flores.

Pousada Cabana: (0xx88) 3669-2294. www.pousadacabana.com.br

veja também