Praia do Rosa (SC): Shows da natureza e esportes radicais

Praia do Rosa (SC): Shows da natureza e esportes radicais

Atualizado: Sexta-feira, 17 Julho de 2009 as 12

Localizada a 70km ao sul de Florianópolis, em meio à dunas, morros, ilhas e lagoas, está a Praia do Rosa, entre a beleza do Oceano Atlântico e a exuberância da Serra do Mar, compondo um dos mais belos cenários do litoral brasileiro.

A Praia do Rosa é um local preservado e de muito charme. A enseada é rodeada por morros, o mar cristalino e de um azul magnífico, contrasta com o verde da mata virgem. Entre a praia e o morro há duas lagoas, uma doce e outra salgada.

Na região, próxima à Praia do Rosa, está Garopaba: uma antiga e simpática cidade à beira-mar, com comércio e bons restaurantes, além de praias de igual beleza, entre elas, Ferrugem, do Silveira, da Barra e a Lagoa de Ibiraquera.  

Principais Atrações

Baleias Francas: entre Julho e Novembro, as Baleias Francas visitam a Praia do Rosa, um dos únicos locais do mundo para reprodução e também para amamentação dos seus filhotes.

Praias: a beleza natural da Praia do Rosa e praias vizinhas, gerou um movimento de ecologistas de Imbituba pela sua preservação.

Praia da Ribanceira: esta praia fica no canto sul da Praia de Ibiraquera, possui algumas casas de pescadores. Com swell de sul e ventos de sul ou oeste este oferece ondas de 2 a 6 pés. Ótima para windsurf.

Barra de Ibiraquera: as dunas estão na desembocadura da Lagoa de Ibirapuera.

Dicas

Culinária: sua cozinha, à base de frutos do mar, destaca-se por servir o melhor camarão do litoral catarinense. Peixes, lulas, siris e mariscos também compõem pratos deliciosos, despertando o mais requintado paladar.

Dunas de Siriú: não deixe de surfar nas dunas de Siriú, que tem até 40 metros de altura. Siriú fica 28 quilômetros ao norte da Praia do Rosa.

Imperdível: durante os meses de agosto e setembro, as Baleias Francas visitam a Praia do Rosa, tendo como um dos únicos locais do mundo para reproduzir-se e amamentar seus filhotes. Neste período, é imperdível participar do projeto Baleia-Franca. Há passeios organizados para ver os cetáceos de perto.

veja também