Praias calmas e boa mesa em Vitória - ES

Praias calmas e boa mesa em Vitória - ES

Atualizado: Quinta-feira, 20 Outubro de 2011 as 10:49

Vitória é uma das três ilhas-capitais do Brasil. Além do Espírito Santo, somente os Estados do Maranhão e de Santa Catarina têm suas cidades-sedes localizadas em uma ilha. O fato, por si só, já vale uma visita à região. Mas a capital capixaba tem muito mais a oferecer. Belas praças, construções arquitetônicas do século 16 e praias tranquilas são alguns dos destaques do local.

A principal praia da cidade é a de Camburi, com seis quilômetros de extensão e um calçadão recém-reformado, ótimo para uma caminhada ou corrida à beira-mar. Na larga faixa de areia, redes para jogar vôlei ou futebol ou, simplesmente, aproveitar o sol.

Logo ao lado, está a Curva da Jurema, uma praia sem ondas que mais parece uma grande piscina, ideal para ir com crianças. De lá é possível avistar a badalada Ilha do Boi, pequena faixa de areia que costuma ficar cheia de jovens.

Mas o visitante que busca seu lugar ao sol no Espírito Santo geralmente prefere embarcar para outras localidades nos arredores, como Guarapari, que fica a 54 quilômetros de Vitória, ou Itaúnas, no Norte do Estado. “Existe um preconceito com as praias de Vitória. Como são planejadas, elas não têm ondas, mas são próprias para banho”, explica Fábio Calasans, turismólogo e guia da Capixaba Turismo Receptivo.

Gastronomia

Destaque da região é a culinária. Há quem não aceite deixar Vitória sem provar a tradicional moqueca e a torta capixaba – esta disponível apenas na época de Páscoa ou por encomenda. Para provar estes pratos típicos, procure restaurantes especializados, como o Partido Alto, o Panela Capixaba ou o Puxada de Rede.

“Mas, além dos pratos tradicionais, as comidas italiana, alemã e francesa se misturam à culinária local. Temos um padrão de atendimento muito elevado nos restaurantes”, elogia Alexandre Passos, secretário de Turismo do Estado. Um exemplo é o Ville Du Vin. Com uma adega riquíssima, é ótima opção para quem quer harmonizar um bom vinho com um delicioso risoto. 

Para quem ainda tiver fôlego para aproveitar a vida noturna após um tour pela cidade, deve ir à região do “Triângulo das Bermudas”, localizada próxima à Praia do Canto. Lado a lado, diversos bares disputam a preferência dos clientes com mesas internas e externas. O clima é tranquilo, e o som ambiente dos estabelecimentos permite uma gostosa conversa entre os visitantes.

veja também