Preços dos hotéis caem 17% em todo o mundo

Preços dos hotéis caem 17% em todo o mundo

Atualizado: Terça-feira, 15 Setembro de 2009 as 12

O preço médio de um quarto de hotel ao redor do mundo caiu 17% nos seis primeiros meses de 2009, de acordo com o mais recente HPI (Índice de Preços de Hotéis) da Hotels.com. Os preços dos hotéis em junho de 2009 estavam um sexto mais baixos do que no ano anterior e as tarifas dos quartos somente 1% acima do nível de janeiro de 2004, quando o Índice de Preços de Hotéis foi lançado.

A queda de 17% das tarifas dos hotéis foi causada pela queda de preços ocorrida em todos os continentes. Os preços na América Latina tiveram a maior queda, 18% no primeiro semestre de 2009, comparado com o ano anterior. Os preços dos quartos de hotéis na América do Norte tiveram uma queda de 17%, sendo que na Europa, ficaram um pouco melhor, com uma queda de 16% no mesmo período.

As tarifas dos hotéis asiáticos, que conseguiram se manter melhor do que os dos EUA ou Europa, caíram no primeiro semestre de 2009 uma média de 17%, comparado com o mesmo período no ano anterior. As tarifas dos hotéis no Caribe tiveram uma queda de um dígito, somente 2% no primeiro semestre do ano. O Índice HPI da Hotels.com acompanha os preços reais pagos por uma tarifa de hotel, e não as tarifas anunciadas. Ele se baseia nos preços reais pagos pelos clientes em 78 mil hotéis em 13 mil locais de todo o mundo.

O mais recente Índice HPI analisa os preços dos hotéis no período de janeiro a junho de 2009, comparado com o mesmo período no ano anterior.

David Roche, presidente da Hotels.com Worldwide, comentou: "O efeito deprimente da queda da demanda do consumidor foi agravado pelo forte aumento da capacidade dos hotéis. No primeiro semestre de 2009, um número cada vez maior de quartos de hotéis tentava conquistar uma faixa cada vez menor de clientes, e este efeito de "carga dupla" causou uma queda de 17% em todo o mundo.

"Com a queda da demanda, as redes hoteleiras fecharam andares inteiros e cortaram os serviços e os preços, criando um mercado com uma característica distintamente promocional que provavelmente durará certo tempo".

O Índice HPI acompanha os preços reais pagos por um quarto de hotel pelos clientes da Hotels.com em todo o mundo, usando uma média ponderada baseada no número de quartos de hotéis vendidos em cada um dos mercados onde a Hotels.com opera.

Para mais detalhes sobre o Índice de Preços de Hotéis, acesse http://www.hotels.co.uk/press/hotel-price-index.html

veja também