Prefeitura do Recife qualifica profissionais do turismo para a Copa 2014

Prefeitura do Recife qualifica profissionais do turismo para a Copa 2014

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

De olho na Copa de 2014, a Prefeitura do Recife (PE), por meio da Secretaria de Turismo, realiza cursos e capacitações voltados para profissionais que atuam no turismo da cidade. Aliás, a qualificação profissional foi um dos projetos mais votados pela população na Plenária Temática do Orçamento Participativo.

Serão oferecidas 2.195 vagas no Projeto de Qualificação Profissional para os Atores da Cadeia Produtiva do Turismo no Recife, com apoio do Ministério do Turismo, um investimento de R$ 532 mil. As atividades começam este mês e seguem até maio de 2010, sendo divididas em três etapas: Volte Sempre II, Anfitrião e Programa Integrado de Turismo (PIT).

De acordo com o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, até a Copa, serão capacitados 30 mil profissionais do setor, a partir de um amplo programa de qualificação em parceria com o Governo Federal e o trade turístico. O projeto está em fase de elaboração. "Com isso, podemos dinamizar mais o turismo no Recife para os mercados local, nacional e internacional, visando a Copa de 2014 e a maior visibilidade que a cidade ganhará após os jogos", completou o responsável pela pasta.

A capacitação é gratuita e o Instituto de Desenvolvimento Social (IDS) é responsável pelo cadastro dos participantes junto com as instituições de cada categoria. A primeira etapa, o Volte Sempre II, acontece em agosto e segue até março de 2010. Serão 50 turmas que beneficiarão dois mil profissionais como taxistas, guias de turismo, artesãos, guardas municipais, garçons, cozinheiros e recepcionistas.

A segunda etapa é o Anfitrião, que atenderá 60 profissionais ligados a 30 equipamentos e atrativos turísticos do Recife. As atividades dessa parte do projeto acontecem de novembro a dezembro de 2009. De abril a maio de 2010, ocorre a última etapa, com o PIT que capacitará 135 gerentes e donos de bares, restaurantes, meios de hospedagens e agências de viagens.

Comedoria Popular

Além dos projetos próprios de qualificação profissional, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, está apoiando projetos de parceiros. O "Comedoria Popular: Qualificação e capacitação dos profissionais de cozinha dos mercados do Recife" atenderá cerca de 40 alunos a partir de 17 de agosto. As aulas têm como foco a culinária da cidade e visam à melhoria dos serviços oferecidos em todas as etapas de produção, execução e comercialização.

O projeto é um desdobramento do livro "Comedoria Popular - receitas, feiras e mercados do Recife", de Ana Cláudia Frazão, e também conta com o apoio da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb). "Entendemos que esses cursos são uma grande conquista para o setor. Os profissionais receberão cada vez melhor os turistas e poderemos aumentar o nosso fluxo turístico que já vem batendo recordes", completou Samuel Oliveira.

Falando inglês

Os turistas estrangeiros que chegarem ao Recife serão recebidos com a saudação "Welcome to Recife!" (Bem-vindo ao Recife). O curso de Inglês Instrumental, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, capacitou 510 profissionais da cadeia produtiva do turismo da cidade. As aulas terminaram recentemente e os alunos só aguardam a festa de fim de curso que deve acontecer ainda este mês.

Foram contempladas as categorias de taxistas, barraqueiros de coco, guardas municipais, artesãos, guias de turismo, cozinheiros, recepcionistas, permissionários dos mercados públicos e garçons. "Com o curso, os profissionais vão receber cada vez melhor os turistas durante os jogos da Copa de 2014", completou o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira. O projeto teve o Ministério do Turismo e o Banco do Brasil como parceiros.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições