Prefeitura pretende revitalizar entorno do Maracanã

Prefeitura pretende revitalizar entorno do Maracanã

Atualizado: Quinta-feira, 16 Setembro de 2010 as 4:33

A cidade do Rio de Janeiro é duplamente privilegiada por receber os dois maiores eventos esportivos do mundo, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Muitos planos de revitalização acontecerão até o início das competições e deverão ser mantidos como verdadeiros legados após a realização dos jogos.

“Praçarela” é o nome de um dos projetos da Prefeitura do Rio de Janeiro, que deverá  ser desenvolvido no próximo ano. A ideia é criar uma grande passarela, que integrará os bairros Maracanã e Tijuca com a Quinta da Boa Vista, localizada no bairro de São Cristóvão. O nome do projeto é justamente a junção de ‘praça’ e ‘passarela’, porque a construção, além de ligar essas regiões, ainda deve contar com uma grande área de lazer.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura, o projeto ainda precisa passar por uma avaliação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Se aceito, deverá ser concluído antes mesmo do Mundial, em 2014, e o local poderá ter mais uma ampliação após 2016, com o fim das Olimpíadas.

“Um terreno próximo à Quinta da Boa Vista, que pertencia ao Exército Nacional, será utilizado por uma equipe da Fifa como área de suporte internacional durante os jogos da Copa. Somente após as Olimpíadas esse terreno será integrado ao projeto de revitalização, onde será construído um parque. Toda essa área de lazer passará de 300 para 600 mil metros quadrados”, afirma Rafael Lisboa, assessor do gabinete da Prefeitura do Rio de Janeiro.

A região da Quinta da Boa Vista é um centenário parque público que possui em suas dependências o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro e o Museu Nacional do Brasil. A Tijuca é um dos bairros mais tradicionais do Estado e o Maracanã é tido como o maior símbolo do futebol no País. Nessa região se localizam, também, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o Parque Aquático Júlio Delamare.

veja também