Previsto aumento de 20% no fluxo turístico em Camboriú 40SC41 no ano de 2010

Previsto aumento de 20% no fluxo turístico em Camboriú 40SC41 no ano de 2010

Atualizado: Segunda-feira, 7 Dezembro de 2009 as 12

Balneário Camboriú deverá receber um acréscimo 20% no número de turistas durante a temporada 2009/2010, em relação à anterior. A previsão é do Sectur, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico que, em 2009, realizou um trabalho intenso de divulgação da cidade, tanto no mercado nacional, quanto, e principalmente, em países do Mercosul.

Segundo explica o secretário de Turismo e vice-prefeito, Cláudio Fernando Dalvesco, a expectativa é otimista, em função de dois aspectos, primeiro, porque a última temporada foi prejudicada pelas chuvas intensas e por algumas notícias exageradas sobre o clima da cidade. Também, os ótimos resultados obtidos nas viagens da equipe que representou Balneário Camboriú em feiras, exposições, festivais de turismo, encontros, convenções e, entre outros, os promovidos pela própria Secretaria com apoio da iniciativa privada e de entidades do município. Os eventos receberam a nomenclatura de "Noites de Balneário Camboriú" e ainda "Workshop Trade 2009", em países da América do Sul.

Só em workshops, foram oito realizados até o mês de novembro, promovendo a aproximação especial entre agentes de viagens, operadores, imprensa e autoridades. Foram realizados em Lima (Peru), dois em Assunção (Paraguai), Montevidéo (Uruguai), dois em Santiago (Chile), Córdoba (maior emissor de turistas argentinos para Balneário Camboriú em 2008 em ônibus de turismo), Mendoza (Argentina) e em Buenos Aires (segundo emissor argentino de visitantes para nossa praia, também por ônibus turístico, em 2008).

A diretoria da Sectur complementa informando que houve um grande trabalho também em solo nacional. Somente em eventos nacionais, foram 30 participações, entre as quais no Workshop CVC em São Paulo, no Minas-Tur Salão de Negócios Turísticos de Minas Gerais, no Encontro Regional da Abrasel, Maranhão, no Encontro Comercial Braztoa, em São Paulo e também na realização em Porto Alegre, Centro Oeste Tur, em Goiás e em Brasília, Feira Internacional de Artesanato, em Porto Alegre, Salão da Abav em Curitiba, Workshop Bessitur no Rio de Janeiro, na BNT em Penha, no Salão de Turismo Roteiros do Brasil, em São Paulo, na Feira de Artesanato Fenarte, em Recife, no encontro da Associação das Agências de Viagens AVIRRP em Ribeirão Preto, São Paulo, ainda na Adventure Sports Fair, em São Paulo, no Festival de Turismo de Gramado e na Feira Internacional de Artesanato e Expominas, em Minas Gerais, entre outros.

Todo esse trabalho gerou motivação na Secretaria de Turismo, que agora detém seu foco em eventos da temporada, como na abertura de verão, ni dia 5, no Reveillon, que já tem acertado um show musical nacional e terá outras grandes atrações, o projeto Música na Praia, durante o verão, e várias outras atividades que deverão trazer muito entretenimento a turistas e moradores.

veja também