Primeiro voo ligando Europa a Porto Alegre pousa no Salgado Filho

Primeiro voo ligando Europa a Porto Alegre pousa no Salgado Filho

Atualizado: Quinta-feira, 16 Junho de 2011 as 8:23

Na aeronave estava a comitiva liderada pelo governador Tarso Genro, acompanhado do vice-presidente da TAP, Luiz da Gama Mór. “A capital passa a ser o centro de uma plataforma política, econômica e cultural de relação de todo o Mercosul com a Europa”, discursou ele durante o evento de inauguração das operações da companhia no terminal gaúcho.

Já Tarso Genro ressaltou que, a partir da linha direta estabelecida entre o Rio Grande do Sul e a Europa, será possível alimentar a indústria, comércio, turismo e relações culturais. “ Agradecemos à TAP por responder ao desafio do governo estadual, que solicitou uma linha direta entre Porto Alegre e Lisboa, em  2010, ao vice-presidente da empresa, em conversa na Europa”.

O governador lembrou que a capital está a “não mais que 1,8 mil quilômetros dos principais centros financeiros do Mercosul. Ele retornou ao Estado após cumprir agenda no exterior, na Coréia, Espanha e Portugal, onde reuniu-se com empresários. “Todos me perguntavam como era possível chegar ao Rio Grande do Sul e ficaram animados com a linha direta entre Europa e o Estado”, disse.

O secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, lembrou que o turismo significa desenvolvimento econômico e cultural de uma região, impactando em mais de 52 atividades em uma cidade. “Queremos tornar efetivo o fluxo de turistas nos dois destinos. Temos um longo trabalho pela frente, já que o Sul do Brasil é praticamente desconhecido dos europeus”, comemorou.

O prefeito José Fortunati, que foi ao Salgado Filho prestigiar a chegada da comitiva de Lisboa, considera que a cidade dá um passo para o desenvolvimento do turismo cultural, gastronômico e ambiental, além dos setores empresariais. “A ligação direta da capital com o Velho Mundo é um sonho que está se realizando e deve impulsionar esses segmentos”.

O voo inaugural da companhia trouxe a bordo outras autoridades, entre elas a secretária estadual de Turismo, Abgail Pereira, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Adão Villaverde, o presidente da Farsul, Carlos Sperotto e o presidente da Fiergs, Paulo Tigre. No total, foram 15 convidados, e mais 162 passageiros. Já o voo TAP 160 partiu ontem à noite do aeroporto Salgado Filho, após a cerimônia, rumo a Portugal, com lotação esgotada. Entre eles estava o técnico do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari.    

veja também