Profissionais brasileiros de Turismo aprendem com experiências bem-sucedidas no exterior

Profissionais brasileiros de Turismo aprendem com experiências bem-sucedidas no exterior

Atualizado: Quarta-feira, 15 Outubro de 2008 as 12

Promover o aprimoramento dos serviços turísticos brasileiros oferecidos ao turista estrangeiro. Este é o objetivo do projeto "Excelência em Turismo: Aprendendo com as Melhores Experiências Internacionais" que realiza, entre os dias 11 e 20 de outubro, viagens técnicas para Portugal e Estados Unidos. O projeto é promovido pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).

Em 2008 o projeto "Excelência em Turismo", entra em sua terceira edição com o propósito de proporcionar a empresários e prestadores de serviços do setor turístico brasileiro a oportunidade de conhecer práticas internacionais reconhecidas pela excelência turística.

O objetivo é fazer com que os conhecimentos adquiridos durante a viagem sejam repassados a outros empresários e utilizados para incrementar a qualidade e eficiência dos serviços oferecidos ao turista estrangeiro no Brasil.

Portugal

De olho nas boas referências relacionadas ao turismo cultural e rural, doze profissionais brasileiros das áreas de "receptivo", hospedagem e alimentação, dedicados a estes segmentos, visitam a região do Vale do Douro até o dia 20 de outubro. O grupo é formado por empresários dos Estados do Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A delegação tem como base a Cidade do Porto, no Norte do país. História, gastronomia e arquitetura medieval são os pontos fortes do local. "A região escolhida para a viagem técnica apresenta uma característica marcante: o desenvolvimento do segmento do turismo cultural na área rural", explica a gerente de Apoio à Comercialização da Embratur, Karem Basulto.

A região desenvolve atividades e produtos que, aliados, oferecem um turismo moderno e fiel à qualidade, à busca da sustentabilidade e de novos conceitos de vivências e experiências. O roteiro prevê visitas às cidades de Ponte Lima, Pinhão, Lamego, Pocinho, Marialva, Alijo, Favaios, Mesão Frio, Régua e Guimarães.

O grupo visitará meios de hospedagem, como a pousada Poço de Calheiros, em Ponte de Lima, que guarda as características das casas dos antigos nobres da região, e a Quinta da Pacheca, localizada em Lamego, uma das primeiras propriedades a engarrafar vinhos com sua própria marca.

Estados Unidos

A viagem técnica para os Estados Unidos, atualmente o terceiro país mais visitado do mundo, acontece entre 11 e 18 de outubro. A delegação, formada por dez operadores brasileiros de Alagoas, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, visita empresas e entidades do turismo em Nova York, onde modelos de excelência em gestão e experiências bem-sucedidas na utilização da tecnologia como ferramenta no turismo podem ser observados.

O grupo manterá encontros com diversas entidades representativas do mercado turístico norte-americano, entre elas a TIA (Travel Industry Association), a Ustoa (US Tour Operators Association; a Asta (American Society of Travel Agents) e a NTA (The National Tour Association).

Também estão previstas visitas a operadoras de turismo como a "Travelocity", pioneira na área de e-commerce para o turismo, a "Apple Vacations", que oferece pacotes do tipo "all-inclusive" (tudo incluso), a "Club ABC Tours" que se destaca por oferecer pacotes de luxo para cerca de 125 cidades em 30 países e a Tauck World Discovery, empresa líder em pacotes acompanhados por guias.

Para participar do Programa

O público-alvo é formado prioritariamente por pequenos e médios empresários, representantes da cadeia produtiva do turismo, que focam sua atuação no atendimento ao turista internacional e nos segmentos temas das viagens técnicas.

Os empresários são selecionados pelo comitê gestor, composto pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur, Sebrae e Braztoa. O grupo utiliza critérios como: ter cadastro no Ministério do Turismo, ter atuação especializada no segmento do mercado tema da visita, ter menos de três anos de existência, e comprovar capacitação e prática na prestação de serviços para turistas.

veja também