A secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins do Rio, participou nesta terça-feira, 7 de julho, na Vila Militar, em Deodoro (RJ), da cerimônia de lançamento do programa Brasil Vale Ouro, que tem como objetivo descobrir novos talentos olímpicos nas modalidades de judô, natação e atletismo. Coordenado pela Fundação Vale, o programa representa a entrada da empresa no segmento de esportes de alto rendimento nas cidades onde atua.
O Brasil Vale Ouro funciona dentro das Estações Conhecimento, construídas pela Vale nos estados em que mantém operações. O programa Estação Conhecimento - Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico desempenha o papel de agente articulador de redes sociais para o desenvolvimento local, com gestão compartilhada entre a Vale, o poder público e a sociedade. A ideia é deixar um legado de conhecimento sistematizado e institucionalizado para gerações futuras nessas regiões.
Representando o governador Sérgio Cabral, a secretária Marcia Lins agradeceu à Vale do Rio Doce por ter escolhido o Rio de Janeiro para ser o centro de excelência no Brasil. É para a unidade da Vila Militar que serão transferidos todos os atletas que obtiverem índice olímpico das três modalidades (judô, natação e atletismo) nas unidades regionais da Estação Conhecimento. Atualmente, existe uma unidade em Tucumã, sudeste do Pará. A unidade foi a primeira de uma série de 15 núcleos a serem construídos até 2015 nos estados do Maranhão, Minas Gerais, Espírito Santo, Pará, Sergipe e Rio de Janeiro, beneficiando 30 mil crianças e adolescentes.
"Podemos dizer que não temos tido gastos com esporte e atletas, mas sim, feito investimentos. Essa é mais uma oportunidade para elevarmos o nível do esporte no país. A Vale é um grande motivo de orgulho para todos nós e, ao incentivar o esporte, sintetiza a união de disciplina e responsabilidade - afirmou Marcia Lins. - Hoje, há um esforço coletivo, unindo os três níveis de governo, para que o Rio de Janeiro saia vitorioso na disputa para ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2016", completou a secretária, lembrando que, naquele momento, Pelé acabara de fazer um discurso emocionado, na Nigéria, defendendo a candidatura do Rio de Janeiro durante a assembleia dos Comitês Olímpicos da África.
Estiveram presente à cerimônia o ministro da Defesa, Nelson Jobim; o diretor-presidente da Vale, Roger Agnelli; o diretor-presidente da Fundação Vale, Silvio Vaz; o comandante da 1ª Divisão de Exército e da Guarnição da Vila Militar, general Marco Antônio de Farias; o presidente do Círculo Militar da Vila Militar, coronel Roberto Criscuoli; o presidente da Federação de Judô do Rio de Janeiro, Francisco Grosso, entre outras autoridades.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições