Programa nos Estados Unidos deve facilitar exame de certos passageiros

Programa nos Estados Unidos deve facilitar exame de certos passageiros

Atualizado: Terça-feira, 4 Outubro de 2011 as 11:35

Um grupo seleto e sortudo de passageiros com viagens frequentes deve começar nesta semana a passar com mais facilidade pelos exames de segurança em aeroportos nos Estados Unidos.

Segundo o site de notícias "Huffington Post", um programa-piloto da TSA (Autoridade de Segurança dos Transportes), deve utilizar procedimentos diferentes para os viajantes que sejam mais "conhecidos" e ofereçam "menos riscos", como por seu histórico de viagem.

A iniciativa foi anunciada anteriormente no meio do ano, mas agora deve estar mais próxima de começar. Quatro aeroportos devem participar a princípio, onde a Delta Air Lines e a American Airlines possuem centrais: Miami, Dallas-Fort Worth, Atlanta e Detroit.

As aéreas vão pedir a alguns milhares de seus "melhores" clientes para se cadastrar no programa, o que deve favorecer um processo de rastreio mais rápido.

Os passageiros selecionados deverão oferecer muitas informações pessoais, assim como dados biométricos que incluem impressões digitais e da íris. Eles iriam depois passar por filas especiais e mais rápidas.

Embora o teste do "viajante conhecido" seja gratuito por enquanto, taxas são esperadas caso o programa se expanda para outras companhias aéreas e aeroportos.

Ainda assim, qualquer um ainda poderá esperar por exames aleatórios de segurança.

veja também