Programe-se para conhecer o melhor de Brooklyn e de Manhattan

Programe-se para conhecer o melhor de Brooklyn e de Manhattan

Atualizado: Segunda-feira, 7 Junho de 2010 as 2:11

Com cada vez mais programas interessantes no Brooklyn e a recente abertura de um hotel da rede Sheraton no bairro Brooklyn Heights, a região começa, definitivamente, a despontar. E a imprensa americana já aproveitou para declarar uma disputa acirrada: Brooklyn vs. Manhattan.

Tanto, que a revista "Time Out New York" de março pediu para que dois editores - um do Brooklyn e um de Manhattan - duelassem em textos (http://newyork.timeout.com/articles/own-this-city/83187/brooklyn-vs-manhattan). Cada um defendeu o seu lugar - e, claro, alfinetou o outro. De lá para cá, essa rivalidade entre as regiões só cresceu.

O "NYTimes", por sua vez, destacou a abertura do Sheraton, que ocorreu no mês passado. O novo hotel terá um restaurante, um lobby bar e um lounge no terraço. Segundo o NYTimes.com, o restaurante, de nome Grubstake, tem previsão de abertura para os próximos dias, com uma bela vista do bairro e da baixa Manhattan. A matéria do jornal americano ainda menciona a construção de um novo hotel boutique na rua próxima ao novo empreendimento, prevendo uma valorização ainda maior da região.

Entre os programas imperdíveis no Brooklyn, não deixe de fazer as travessias das pontes Williamsburg e Brooklyn [foto abaixo], em direção à ilha de Manhattan.

Em Dumbo, um dos bairros do momento, conheça o Empire Fulton Ferry State Park. Dá para fazer piquenique e conferir os americanos se refrescando durante o verão. Vá também à Brooklyn Bridge Park e aproveite as barracas de sorvete.

Mas não é porque a região está em alta que você deixará de ir a Manhattan. Afinal, ela não é a região mais badalada de Nova York por acaso: a ilha concentra vários pontos de interesse da cidade, como a Times Square [foto abaixo], o Empire State, Wall Street, a Broadway e o Central Park.

Este último é uma das opções de diversão mais populares de nova-iorquinos e turistas para aproveitar o verão, com piscinas públicas e shows gratuitos.

Entre as atrações gratuitas, o Shakespeare in the Park (www.shakespeareinthepark.org), criado há 50 anos, apresenta peças do dramaturgo inglês neste mês e no próximo no teatro Delacorte. Neste ano, as peças são "Conto de Inverno" e "O Mercador de Veneza" - esta com participação de Al Pacino, no papel de Shylock.

Quem deixou a ideia de fazer um piquenique de lado e prefere uma refeição mais sofisticada pode apostar no restaurante The Loeb Boathouse at Central Park (www.thecentralparkboathouse.com), onde é possível apreciar alta gastronomia com vista para um lago.

Ao sul do parque fica a High Line (www.highline.org), um parque suspenso em uma linha de trem, cujo primeiro trecho foi inaugurado há um ano.

Na região ainda ficam o Chelsea Market (www.chelseamarket.com), com produtos que incluem sushi feito por lá mesmo, e restaurantes badalados como o Fig & Olive (www.figandolive.com) e o Pastis (www.pastisny.com).

Para facilitar a locomoção, uma novidade. O Transporte Metropolitano de Nova York lança neste mês um mapa repaginado do metrô da cidade. A nova versão traz diferentes cores e dimensões. A região de Manhattan aparece em tamanho maior, o que torna mais fácil a localização de cada estação.

veja também