Proibição de fumo em parques e praias de Nova York entra em vigor em maio

Proibição de fumo em parques e praias de Nova York entra em vigor em maio

Atualizado: Quarta-feira, 23 Fevereiro de 2011 as 2:28

Nova York, 22 fev (EFE).- Fumar em parques, praias e outras áreas públicas de Nova York estará proibido a partir do dia 23 de maio, devido a uma lei assinada nesta terça-feira pelo prefeito da cidade, Michael Bloomberg.

"Graças aos esforços dos últimos nove anos há 350 mil fumantes a menos, e os nova-iorquinos vivem 18 meses a mais do que em 2002, mas resta muito trabalho a fazer. Ainda há 950 mil adultos e 18 mil adolescentes fumantes na cidade", afirmou Bloomberg antes de ratificar a nova lei.

Sob a ameaça de uma multa de até US$ 100, os nova-iorquinos têm três meses para se acostumarem a não fumar em alguns lugares públicos, entre eles os 1.700 parques e 22 quilômetros de praias, além de áreas de grande concentração de pedestres, como a Times Square.

Um dos objetivos desta norma, que foi aprovada pelos legisladores ao começo deste mês, é reduzir o efeito do cigarro para os chamados "fumantes passivos" (que inalam a fumaça expelida pelos fumantes).

O próprio prefeito reconheceu recentemente que não será fácil a aplicação desta lei, embora tenha aposte na mentalidade "anti-fumo" que já se instaurou na cidade.

"A polícia não se vai se dedicar a fazer cumprir esta lei. Esse não será seu trabalho. A lei fará-se cumprir através da pressão social", disse Bloomblerg em entrevista a uma emissora local.

Não estão incluídos nesta proibição lugares como as calçadas das ruas, ainda que estejam ao lado dos parques, ou os estacionamentos. De acordo com a norma vigente há alguns anos, também não é permitido fumar em zonas de recreação infantil, bares, restaurantes e na saída de eventos esportivos, concertos, teatros ou hospitais.

veja também