Proteja a sua mala e evite perdê-la em uma viagem

Proteja a sua mala e evite perdê-la em uma viagem

Atualizado: Sexta-feira, 8 Maio de 2009 as 12

Em uma viagem de avião é preciso ter um cuidado extra com a bagagem. Saiba como você pode cuidar melhor das suas malas e conheça algumas regras sobre peso e que objetos podem ser despachados ou levados na bagagem de mão.  

Passos

1. Procure ter uma mala diferente e inconfundível. Se a sua mala é comum (azul ou preta, por exemplo) e difícil de diferenciar de outras. Então, coloque etiquetas, adesivos ou fitas para personalizá-la e assim destacá-la das demais. E sempre coloque etiquetas com seu nome, endereço, e-mail e telefone (com códigos internacionais) dentro e fora da mala.

2. Se a mala for de zíper, use cadeados de boa qualidade para prendê-los. Ou opte pelo serviço oferecido em alguns aeroportos de embrulhar a mala com plástico, fechado com um lacre quente. Essa opção protege o conteúdo e preserva a parte de fora. Isso tudo não impede que funcionários autorizados abram a sua bagagem se acharem necessário, mas dificulta que outras pessoas retirem alguma coisa de dentro da sua mala.

3. Não coloque na bagagem que será despachada itens fundamentais para a sua estada no destino, muito importantes para você, frágeis ou valiosos (como eletrônicos). Lembre que atualmente em muitos lugares do mundo não é permitido embarcar com objetos cortantes, aerossóis, líquidos, cremes, comestíveis, garrafas e outros objetos de vidro na bagagem de mão. Para despachar líquidos, como garrafas de vinho, algumas empresas exigem que a mala ou caixa seja embalada com filme plástico. Como as normas são muitas e variam de acordo com o lugar e a companhia aérea, peça informações antes de preparar a bagagem.

4. Não coloque na bagagem produtos cujo transporte é proibido, devido ao perigo que representam, como corrosivos, produtos inflamáveis, explosivos, radioativos, gases comprimidos, fósforos ou isqueiros.

5. Se ao chegar você receber a sua mala aberta ou com sinais de que foi aberta, chame um funcionário da companhia aérea ou do aeroporto para acompanhá-lo na checagem antes de sair da área de desembarque. Geralmente as denúncias não têm valor depois que você sair do local.

6. Na hora de despachar a sua mala, verifique se os dados das etiquetas colocadas pelo funcionário da companhia aérea estão corretos.

7. No aeroporto, nunca perca a bagagem de vista, nem a deixe com pessoas desconhecidas.

Importante

Informe-se com antecedência na companhia aérea sobre as medidas e os pesos permitidos para a bagagem, de acordo com a viagem que você fará. Assim você evitará pagar excesso de peso (taxa em dólar sobre cada quilo acima do limite) e outros problemas. Saiba também que as companhias aéreas são obrigadas a ressarcir o passageiro em caso de perda ou roubo da mala despachada, mas você não pode sair da área de desembarque para fazer qualquer reclamação desse tipo, senão sua iniciativa não terá valor.

veja também