Pucón (Chile): esportes de aventura em paisagem privilegiada

Pucón (Chile): esportes de aventura em paisagem privilegiada

Atualizado: Segunda-feira, 1 Junho de 2009 as 12

Pucón é um charmoso vilarejo ao sul do Chile, às margens do Lago Villarica, com vista para o imponente vulcão de mesmo nome. Está localizado na região dos Lagos Andinos no Chile, a 100 Km de Temuco e a 870 Km de Santiago. O vilarejo tem altitude de 227 metros e possui cerca de 8.000 habitantes.

Com paisagem privilegiada, a região oferece diversas possibilidades de esportes de aventura e por isso, Pucón é considerada a cidade chilena dos esportes de aventura. Ela é cercada por montanhas nevadas, florestas, parque nacionais, rios, praias vulcânicas, lagos de águas transparentes, cachoeiras e vulcões. Vale ressaltar que a região tem intensa atividade vulcânica ainda, destacando-se os vulcões do complexo Villarica e Lanín. As águas termais, também abundantes na região, são fontes provenientes do centro da terra e atingem temperaturas de até 50ºC, que misturadas à água gelada de rios ou de quedas-d'água, enchem as piscinas naturais.

Na bonita e simpática Pucón, está localizado o Parque Nacional Huerquehue. Suas trilhas permitem a observação das matas de araucárias, lagos e cachoeiras. Também em Pucón se encontra o Vulcão Villarica, de 2.840 metros de altitude, e um dos mais ativos da América do Sul.

Cruzando a fronteira a partir de Pucón, é possível visitar as cidades argentinas como San Martín de Los Andes, localizada a 180 Km. Esta cidade é porta de entrada do Parque Nacional Lanín e sede da estação de esqui de cerro Chapelco. Junin de Los Andes, localizada a 151 Km de Pucón, é o ponto de partida para a escalada de dois ou três dias até o cume do vulcão Lanín (a 3.776 metros de altitude).

Dados do Cerro Villarica - ideal para snowboard ou ski entre julho e agosto

Altitude: 1.200 metros na base e 2.800 metros no pico

Ski-Lifts: 9 teleféricos

Pistas:

Total de 34 pistas (50km)

Desnível: 960 metros

Expert: 20%

Intermediário: 60%

Principiante: 20%

Pucón: o vilarejo chileno está localizado entre o Lago Villarrica e o Vulcão Villarrica, em uma paisagem incrível da região dos Lagos Andinos. Próximo, encontram-se dois parques nacionais, destacando-se o Huerquehue, e uma reserva, que protegem bosques centenários, diversos rios (onde se pratica rafting) e o próprio vulcão, propício para atividades de trekking e esqui. Bem próximo ainda existem muitas termas que podem ser visitadas até à noite.

Parque Nacional Huerquehue: existem diversas opções de trilhas no Parque Nacional Huerquehue. A principal dura aproximadamente 5 horas de caminhada, que tem um trecho de subida de 1h30. Na entrada do parque, encontra-se a lagoa Tinquilco e um dos lugares mais bonitos dessa região. O visual é imperdível, destacando-se os bosques de araucárias milenares, cascatas, riachos e uma floresta bordeada por mais 3 lagos (Verde, Toro, Chico).

Lago Tinquilco: localizado na entrada do Parque Nacional Huerquehue. O lago Tinquilco pode ser observado através dos mirantes espalhados por toda subida e caminhada até os lagos Verde e Toro. Um visual de beleza incomparável.

Vulcão Villlarica: localizado a 15 Km de Pucón, é o vulcão símbolo da cidade e um dos mais ativos da América do Sul. Oferece boa neve para se esquiar no inverno e uma excelente caminhada até o cume no verão.  É possível visitá-lo e conhecer as cuevas formadas pela lava.

Ascensão ao vulcão Villa Rica: com altitude de 2.847 metros, esta ascensão é um trekking que pode ser realizado por qualquer pessoa que apresente um bom preparo físico. Para muitos, esta é a aventura máxima em Pucón: chegar ao cume, observar essa impressionante cratera com lava em ebulição, virar para o outro lado e se deparar com a visão de mais seis vulcões (Lanín, Quetrupillán, Osorno, Llaima, Choshuenco e Lonquimay) e mais 6 lagos (Villa Rica, Caburgua, Calafquén, Huilipilún, Neltume e Panguipulli). É necessária a utilização de roupas apropriadas, que são fornecidas pelas operadoras locais.

Cratera do vulcão Villa Rica: assim que se chega o cume do vulcão, ainda ativo, pode-se observar essa impressionante cratera com lava em ebulição.

Centro de Esqui e Snowboard: localizado na encosta do Vulcão Villa Rica. O centro de ski de Pucón é único pela sua privilegiada paisagem às margens do Lago Villarrica e pela figura imponente do vulcão. Em Pucón, pode-se esquiar em excelentes pistas, ou, aproveitando as características topográficas do vulcão, praticar o snowboard em seus "halfpipes" naturais (canaletas na montanha próprias para esta prática). São aproximadamente 50 Km de pistas. Algumas são excelentes para a prática de snowboard. Uma superfície esquiável num total de 1.200 hectares.

Descida do vulcão Villa Rica: são duas horas escorregando pelas canaletas e caminhos formados pela neve. Existe a necessidade de utilizar roupas apropriadas que são fornecidas pela operadora local.

Rapel no Salto El Claro: o Salto fica a caminho do Vulcão Villa Rica, onde pode-se observar antigos rios de lava. O Salto El Claro é uma cascata de 84 metros. Esta atividade dura aproximadamente 5 horas.

Cavalgada Circuito las Cascatas: é uma saída que se faz de Pucón em direção ao rancho no Campo Pioneiro. Segue-se até as Termas de Palguín, cruzando o rio El Leon, com subida aos cerros de Palguín Alto e descida em caminhada até o Salto El Diablo, maior cascata da região, com 120 metros de queda dágua.

Kayaking e Ducky no rio Liucura: para se chegar ao rio, é feita uma saída de Pucón em direção ao Salto Carileufú, onde são vistas as águas cristalinas do Rio Liucura. Rema-se por aproximadamente 1 hora em águas tranqüilas, com a oportunidade de se aprender algumas técnicas para enfrentar os rápidos, classe II e III. Logo em seguida, no rio Trancura, encontram-se correntes que obrigam a manobrar os Kayaks entre árvores e ramas. O visual continua incrível e o lugar é excelente observatório de aves nativas, como a Bandurria. Duração aproximada de 6 horas.

Rafting no Rio Trancura: existem duas opções para a descida do rio. Descendo a parte baixa do Rio Trancura, que por seu baixo índice de dificuldade (classes II e III), oferece uma singular possibilidade para os que desejam se iniciar nesta agradável modalidade. O percurso tem duração aproximada de 1h30. O rafting na parte alta do Rio Trancura oferece um grau maior de dificuldade (classes III e IV) do que a encontrada na parte baixa do rio e tem a duração aproximada de 2h. Existe a opção de realizar os dois trechos no mesmo dia.

Montain bike - Ojos del Caburga: saída de Pucón em direção ao Rio Trancura, por um caminho que traz como cenário o próprio Rio Trancura, o Rio Liucura, os vulcões Villarica, Quetrupillán e Lanín, conhecendo os Ojos, e seguindo até o Lago Caburga. São 40 km de percurso total.

Termas: nos arredores de Pucón existem algumas opções de termas para todos os gostos. A natureza estendeu a esta área várias nascentes de águas quentes. São termas simples, rústicas e com pouca infra-estrutura, equipadas de cabanas, campings e diversos tipos de piscinas. Todos os centros termais estão entre belas paisagens, rodeadas de montanhas, a mais ou menos 30 Km de Pucón. O ideal é visitar as termas em dias nublados e frios, assim é mais adequado fazer banhos de águas quentes. Também com chuva é interessante ir as termas, e algumas admitem visitas noturnas. No verão, o local fica muito cheio e as vezes é limitado o tempo de uso das piscinas.

Termas de Huife: localizado a 33 km de Pucón, na Região da Araucanía, próxima do rio Liucura. Oferece duas grandes piscinas externas de águas termais a 40° C, uma piscina de água fria, banhos termais individuais, massagens terapêuticas ou de relaxamento e uma sauna. Disponibiliza restaurante de cozinha internacional e uma cafeteria. Possui 6 apartamentos com dois ambientes, de frente para o rio, com capacidade para quatro pessoas, equipadas de cama king size, varandas, frigobar, TV via satélite, calefação a lenha e a gás e banheiro privativo.

Termas de Los Pozones: localizado a 35 km de Pucón, no Valle del Rio Liucura. Famoso por seus pozones naturais e seu estilo rústico. Existe uns cinco pozones de diferentes tamanhos e temperaturas, variando entre 30 e 42ºC. O rio Liucura corre junto das termas, o que torna possível trocar de temperatura por alguns minutos no rio. As instalações são básicas, com banheiros, mas sem outras acomodações. São muito concorridas à noite.

Termas de Menetúe: localizado somente a meia hora de Pucón, no coração da Patagônia e em plena Cordillera dos Andes. As Termas de Mentúe são um local que integra charmosos jardins, 40 hectares de bosque nativo, envolta da Lagoa Ancapulli. Disponibiliza ótimas instalações, como: amplas piscinas de águas termais para adultos e crianças, poços termais de águas em diferentes temperaturas, para uma ou duas pessoas. Possui cabanas na área da Lagoa Ancapulli, equipadas de cozinha, geladeira, calefação a lenha e Tv  via satélite. Oferece um restaurante e cafeteria, em estilo rústico.

Termas de Panqui: localizado a 58 Km de Pucón, nas montanhas, próxima de Curarrehue. Centro termal e terapêutico alternativo em meio à natureza. Oferece duas piscinas grandes de 37ºC, dois poços mais quentes e outro com barro termal. Existe a possibilidade de passar a noite em um rústico hostal ou em tipis (carpas no estilo dos índios sioux), equipados com camas. Adiante há um restaurante de comida vegetariana. Periodicamente são realizados cursos de massagens e afins, e retiros espirituais.

Termas de Palguin: localizado ao lado do Río Palguín, a 31 Km de Pucón. O mais antigo centro termal da área conta com águas ricas por suas qualidades terapêuticas. Há diferentes banhos de águas que contém minerais, como potássio e lítio. Disponibiliza cabines individuais com diferentes temperaturas, mas também há uma piscina ao ar livre de temperatura moderada. Possui alguns quartos onde oferece hospedagem e alimentação.

Termas de San Luis: localizado a 27 Km de Pucón. Uma extensa área de bosques e rios. Reconhecido por sua qualidade em águas termais, bom serviço e boa infra-estrutura. O Termas de San Luis é ideal para descansar e praticar atividades em contato com a natureza em família ou individualmente. O local disponibiliza sauna, bar, restaurante com cozinha tradicional chilena, jogos infantis, cavalgadas, excursões e cabanas.

veja também