Qualidade dos hotéis no Brasil voltará a ser classificada por estrelas

Qualidade dos hotéis no Brasil voltará a ser classificada por estrelas

Atualizado: Terça-feira, 7 Junho de 2011 as 8:31

Os hotéis e pousadas do Brasil voltarão a ser classificados por estrelas, de acordo com o nível de conforto e a qualidade dos serviços e outros benefícios oferecidos aos hóspedes.

Havia antes um regulamento instituído em abril de 2002 pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), mas depois foi revogado, em fevereiro de 2010 --o ministério do Turismo foi criado apenas em 2003.

Na próxima terça-feira (7), o ministro do Turismo, Pedro Novais, vai assinar portaria que institui o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClas).

O novo modelo seguirá o padrão mundial de referência para serviços turísticos, ou seja, uma escala de uma a cinco estrelas será usada para indicar a qualidade dos diversos tipos de empreendimentos hoteleiros.

Os critérios de avaliação serão aplicados em sete tipos diferentes de hospedagem: hotel, resort, hotel fazenda, cama e café (bed and breakfast), hotel histórico, pousada e flat/apart hotel.

FISCAIS

O projeto do ministério do Turismo conta com o apoio do Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro). Os estabelecimentos vão se autodeclarar pelo site do ministério, e em seguida os funcionários do instituto vão checar pessoalmente critérios diversos em cada hotel.

O modelo vai beneficiar, em especial, os turistas estrangeiros, já acostumados com os critérios de classificação dos hotéis por estrelas.

Só durante a Copa do Mndo de 2014, a expectativa é que 600 mil estrangeiros visitem o Brasil --um total de 5,16 milhões foram registrados em todo o ano de 2010.

Com relação ao turismo interno, estudos do governo estimam que os desembarques domésticos avancem de 56 milhões em 2009, para 73 milhões no ano da Copa.    

veja também