Querendo sol? veja 10 destinos mais ensolarados

Veja os melhores destinos ensolarados; Brasil está na lista

Atualizado: Segunda-feira, 6 Agosto de 2012 as 9:38

A Inglaterra é conhecida por ter um clima bem ruim durante boa parte do ano, inclusive no verão. Cansados da chuva, os jornalistas do diário The Telegraphbolaram uma lista com os melhores destinos para encontrar dias de sol. O primeiro você conhece bem! Confira a seguir.

Brasil: se existe uma coisa da qual os brasileiros não podem reclamar é de seu clima. O nosso País tem muito sol o ano inteiro e um inverno curto, onde as temperaturas caem apenas em algumas regiões, como no sul. No resto do Brasil, temperaturas de 20° C são consideradas por alguns como “frio”. Com um litoral de mais de 7 mil km de belas praias, só podemos aproveitar. 

Flórida: enquanto boa parte dos Estados Unidos sofre com nevascas e temperaturas baixas durante o inverno, os habitantes da Flórida parecem nem ficar sabendo das mudanças de estação. As médias anuais oscilam entre 21° C e 32° C, com temperaturas ideais para curtir as praias de Miami e do resto do litoral do estado.

Anguila: joia inglesa do Caribe, Anguila tem sol o ano inteiro, apesar de haver a passagem de tempestades entre setembro e novembro. Anguila conta com praias incríveis, poucos impostos e menos turistas do que outras ilhas caribenhas como Bahamas ou Barbados.

Maurícia: composta por uma ilha principal que cobre mais de 90 % de seu território e outras ilhas menores, a Maurícia é um país do Oceano Índico com temperaturas agradáveis e raras tempestades tropicais. Durante o verão, o lugar tem aproximadamente 12 horas de sol diariamente.

África do Sul: comparada com outros países africanos, a África do Sul atinge temperaturas relativamente baixas, que podem chegar aos 10° C. Mas num continente extremamente caloroso, o curto inverno pode significar um alívio, e durante o resto do ano o sol permite curtir as belezas naturais do país.

França: para metade da França seria um absurdo listar o país entre os lugares mais ensolarados. O norte do país, onde se encontram Paris e regiões como Bretanha e Normandia, sofre com chuvas e nuvens, e tem poucos dias anuais de sol durante a primavera e o verão. Mas a metade sul do país tem um clima diferente: o sol se mostra com frequência, dando ainda mais charme a cidades como Cannes e Nice na Côte d’Azur.

Quênia: na hora de organizar uma viagem para o Quênia, os turistas não devem se preocupar com o clima: o país do leste africano tem temperaturas agradáveis durante todo o ano, com médias que vão dos 20° C aos 30° C. Além de numerosas reservas e parques naturais ideais para safaris, o Quênia também tem um litoral com belas praias.

Barbados: situada no limite entre o Caribe e o Atlântico, a ilha de Barbados é um destino exclusivo e charmoso, com resorts e mansões frente a praias paradisíacas. A ilha tem duas estações: a temporada de chuvas, de junho a novembro, e a temporada seca, de dezembro a maio, mas as temperaturas mantém durante todo o ano uma média que vai de 21° C a 30° C.

Portugal: sim, como os outros países do velho-continente, Portugal passa por temperaturas baixas durante o inverno. Mas a localização do país, no sudoeste da Europa, faz com que Portugal tenha mais sol do que seus vizinhos, inclusive durante os meses mais frios. Nos meses de verão, turistas da Europa inteira curtem o sol em Lisboa, Porto, e nas praias do Algarve.

Malta: situada entre a Itália e a África, no coração do Mediterrâneo, a ilha de Malta é um destino muito frequentado por turistas durante o verão europeu. Mas graças a seus mais de 300 dias de sol anuais, o arquipélago pode ser visitado também durante o resto do ano com um clima muito agradável.

Marrocos: com muito sol e separado da Espanha apenas pelo estreito de Gibraltar, Marrocos é usado pelos europeus para fugir dos dias gélidos do inverno. Para melhorar, o país tem praias, uma rica cultura, bela arquitetura e gastronomia deliciosa em cidades vibrantes como Marrakesh e Casablanca.

Maiorca: conhecida por ser um dos países europeus mais ensolarados, a Espanha tem litoral Atlântico e Mediterrâneo, além de diferentes ilhas. Maiorca, a maior das ilhas Baleares é a predileta dos turistas de países como Inglaterra e Alemanha. Inclusive durante o inverno, a ilha tem até cinco horas de sol, e no verão as temperaturas médias máximas são de 20° C.

Ilhas Caimã: com um clima típico caribenho, as Ilhas Caimã têm até 14 horas de sol por dia durante o verão e uma média de 10 horas ensolaradas durante o “inverno”, de janeiro a março. Nada melhor para relaxar num destino exclusivo com resorts e mansões de luxo à beira de praias de areia branca e águas cristalinas.

Gibraltar: enclave britânico na ponta sul da Península Ibérica, Gibraltar tem mais de 300dias de sol por ano, com temperaturas médias de 30° C. O panorama deste pequeno território de pouco mais de 6,5 km² é dominado pelo grande rochedo de Gibraltar.

Ilhas da Madeira: território português, as ilhas Madeira estão situadas a mais de 1000 km de Lisboa e a 600 km do litoral africano. O local conta com uma flora exuberante e belas montanhas vulcânicas. Para a alegria dos habitantes locais e dos turistas, o arquipélago é reputado por suas temperaturas altas e seus numerosos dias de sol.

Bahamas: com mais de 700 ilhas, as Bahamas são um dos destinos mais populares do Caribe. Turistas do mundo inteiro visitam o arquipélago em busca de suas praias paradisíacas, seus resorts de luxo e seus dias ensolarados.

Mônaco: situado na Côte d’Azur, entre a França e a Itália, o principado de Mônaco tem mais de 2,5 mil horas de sol por ano, com menos de 60 dias de chuva no mesmo período. Afinal, nada como um clima agradável para curtir este destino glamoroso com seus hotéis de luxo, restaurantes estrelados, carrões e iates, concentrados na capital, Monte Carlo.

Itália: principalmente no sul do país, a Itália tem um clima mediterrâneo, muito diferente de países europeus como Inglaterra ou Holanda. Uma média de 240 dias de sol anuais contribuem para que o “país da bota” seja um popular destino de viagens para aqueles que querem aproveitar praias em ilhas como Sardenha e Sicília, o belo litoral da  Costa Amalfitana e regiões charmosas com muitas atrações como a Toscana e suas delícias culinárias.

Corfu: país do sul da Europa, a Grécia tem sol quase constante entre maio e novembro e temperaturas amenas durante o inverno. Um dos melhores lugares para aproveitar o sol da Grécia é Corfu, principal das ilhas Jônicas, que reúne algumas das mais belas paisagens do litoral do país, com belas praias e grandes penhascos que encontram o mar.

Cabo Verde: antiga colônia portuguesa, Cabo Verde é um pequeno arquipélago do litoral oeste da África. Com temperaturas que raramente descem dos 21° C, Cabo Verde viu seu desenvolvimento turístico crescer nos últimos anos, com resorts de luxo frente a praias de areia branca.


veja também