Recife CVB e Secretarias de Turismo iniciam nova etapa do "Seja Um Anfitrião"

Recife CVB e Secretarias de Turismo iniciam nova etapa do "Seja Um Anfitrião"

Atualizado: Terça-feira, 19 Maio de 2009 as 12

O Recife CVB (Convention & Visitors Bureau) e as Secretarias de Turismo de Pernambuco e do Recife promovem nesta terça-feira, 19 de maio, o seminário de sensibilização com Entidades Médicas. Durante este encontro, que está inserido dentre as ações que contemplam a nova edição do projeto "Seja Um Anfitrião", será apresentada, de forma interativa, a importância da atração de eventos para o Estado e de que maneiras o Recife CVB e o Centro de Convenções de Pernambuco podem contribuir no processo de captação.

Com este primeiro encontro, que contará com perguntas valendo prêmios e depoimentos de representantes da área de saúde que já trabalharam com o Recife CVB, espera-se estimular nos participantes o interesse em trazer novos eventos para o Estado. Além das Entidades Médicas, o projeto também irá reunir, em mais dois eventos, as Entidades de Classe e Universidades locais, somando um total de 600 pessoas impactadas.

O projeto 'Seja Um Anfitrião', que traz a assinatura do Recife Convention & Visitors Bureau em parceria com a Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empetur e do Centro de Convenções, e a Secretaria de Turismo do Recife nasceu em 2008, fruto de uma ação de benchmarking realizada na cidade de Vancouver, Canadá. "Desde 2005, o Recife Convention já promovia seminários de sensibilização com intuito de atrair novos eventos para o Estado. Porém, em 2008, os encontros ganharam força na concepção do projeto 'Seja Um Anfitrião', que segue os moldes internacionais do 'Be a Host', projeto executado pelo Vancouver Convention Bureau", afirma José Otávio de Meira Lins, presidente do Recife CVB.

No primeiro ano em que o projeto foi executado, durante os três seminários de sensibilização realizados, foram arrecadados 121 formulários com sugestões de eventos que poderiam ser captados para Pernambuco. "Por meio do preenchimento dos formulários entregues nas ocasiões, o Recife CVB captou 13 novos eventos para serem realizados até 2012, devendo atrair cerca de 18 mil participantes e injetando um montante de R$ 9,8 milhões na economia do Estado. Com esta segunda edição, esperamos incrementar esses números em 10% ", assegura Tatiana Menezes, diretora executiva do Recife CVB.

Com o aumento no número de eventos no Estado, tendo registrado um acréscimo de 20% na receita de 2007 para 2008, o Centro de Convenções de Pernambuco iniciou obras de requalificação para abrigar novos congressos e feiras. "Pernambuco hoje é um dos maiores destinos para o turismo de eventos no Brasil. Por isso, iniciamos obras de requalificação do Centro de Convenções, recuperando salas, auditórios, banheiros e instalando sistema de internet sem fio. Num segundo momento, vamos ampliar o Pavilhão de Eventos em 4 mil m² e inaugurar um estacionamento com mais 350 vagas, declara Sílvio Costa Filho, secretário de Turismo de Pernambuco.

Para o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, a capital pernambucana possui as principais características para consolidar-se definitivamente como palco para grandes feiras e eventos. "Recife oferece, além de infra-estrutura, sol, mar, lazer, manifestações culturais, diversidade gastronômica e muito mais, peculiaridades que reforçam o destino como uma excelente opção para o turismo de negócios", afirma o secretário.

Entre as novidades para este ano, a nova edição também prevê visitas aos organizadores de eventos e promotores de feiras nacionais. "Durante essas ações de relacionamento, apresentamos um material específico para captação de feiras com informações sobre a infra-estrutura de eventos em Pernambuco e segmentos que estão em desenvolvimento no Estado, como os polos gesseiro, de informática, petroquímico, têxtil e o Complexo de Suape. Com esses encontros, o nosso interesse é apresentar a esse público as vantagens de se realizar eventos em Pernambuco, afirma Tatiana.

Turismo de Negócios - Com os números obtidos através da Pesquisa do Perfil Sócio-Econômico do Turista de Eventos, realizada pelo Recife Convention em parceria com a FIR (Faculdade Integrada do Recife), em 2008, Pernambuco recebeu, só com eventos na área médica, a visita de 59.332 turistas de eventos, o que gerou gerando 338.075 diárias nos hotéis da região, um impacto de R$ 125 milhões na economia local.

Serviço:

Seja Um Anfitrião - Seminário de Sensibilização com Entidades Médicas

Data: 19/05

Horário: 19h30

Local: Manhattan Bar e Restaurante

veja também