Recife valoriza cultura como diferencial turístico

Recife valoriza cultura como diferencial turístico

Atualizado: Quinta-feira, 25 Novembro de 2010 as 11:53

As boas práticas do turismo no Recife nas áreas de gastronomia, cultura e hotelaria já estão repercutindo em todo o Brasil em decorrência do programa Vivências Brasil – Aprendendo com o Turismo Nacional, que elegeu Recife e Olinda como objeto de estudo do turismo cultural. Os cases da capital pernambucana foram apresentados esta semana em Fortaleza durante a última reunião do ano no Seminário de Multiplicação do Programa Benchmarking em Turismo 2010. Cada participante recebeu um material de apoio com o objetivo de disseminar em suas cidades de origem a experiência vivenciada durante ação realizada pelo Ministério do Turismo, Embratur, Abav e Sebrae.

De acordo com a diretora de Qualidade da Secretaria de Turismo do Recife, Simone Jar, que participou do evento, o bom aproveitamento do turismo cultural na valorização do destino Recife foi considerado exemplar. "Entre os destaques durante o evento, foi citada a Sinagoga Kahal Zur Israel, que realizou um belo trabalho de recuperação do espaço assim como tem um monitoramento de visita bastante eficaz". Além disso, foi citado o Marolinda Cult Hotel, um hotel temático cultural que traz um site bastante informativo com diversas opções de roteiros na cidade.

Durante o evento também foram apresentadas ações de São Paulo no turismo de negócios e eventos, Brotas e Socorro com o turismo de aventura, Gramado e Canela com eventos como solução criativa contra a sazonalidade, Búzios com o turismo de sol e praia e o Pantanal com o ecoturismo. Nos roteiros internacionais, os cases da República Tcheca, da Itália e do Peru.

O encontro é o resultado de visitas técnicas realizadas por profissionais da área a diversas cidades entre os destinos escolhidos pelo programa. No Recife, gestores da Secretaria de Turismo da Prefeitura da Cidade palestraram sobre os cases do turismo local, como os projetos Recifense Praticante, Turismo na Comunidade e O Fuçador. Além disso, equipamentos turísticos públicos e privados receberam visitas, como o Instituto Ricardo Brennand (IRB), a Sinagoga Kahal Zur Israel, o Pátio de São Pedro, a Casa Museu Magdalena e Gilberto Freyre.

veja também