Redutos do Guarujá

Redutos do Guarujá

Atualizado: Terça-feira, 5 Agosto de 2008 as 12

Por Adriana Amorim

Uma praia de areia branca de apenas 100 metros de extensão, pouquíssimos banhistas e nenhum comércio. O barulho mais alto que se ouve é o das ondas e uma trilha dá acesso ao local. Localizada depois do Morro do Sorocotuba, entre Enseada e Pernambuco, a praia do Éden, no Guarujá (SP), é um dos redutos da natureza próximo do centro urbano.

Mas a cidade, a 95km de São Paulo, aproximadamente uma hora e vinte minutos da capital, tem ainda outros lugares de beleza, preservação ambiental e tranqüilidade.

Praia do Iporanga

São 700 metros de areia branca e um mar de água límpida. Ao lado da praia, uma cachoeira forma uma piscina de água doce. Considerada uma das praias mais belas da região, Iporanga abriga mansões ao longo de toda a sua extensão. Localizada a 25 km do centro do Guarujá têm acesso por barcos ou pela Estrada Guarujá - Bertioga no Km 18,5.

Praia de São Pedro

Para visitar os 1290 metros de areia da praia de São Pedro é necessário chegar cedo, aproximadamente 7h30.  O acesso é dificultado, porque a praia está localizada em um condomínio residencial e é considerada área de preservação ambiental. Há uma portaria que controla a entrada e a saída de veículos e o estacionamento tem capacidade para somente 93 carros. Não havendo mais vagas no estacionamento, o visitante tem que percorrer a pé um razoável caminho com subidas e descidas ou esperar até que outro carro visitante deixe o condomínio. No local há duchas, banheiros e uma piscina de água natural.

Praia de Camburizinho e Praia Branca

Situadas na parte norte da Ilha de Santo Amaro, junto a Foz do Canal de Bertioga. Para chegar, os únicos acessos por terra são duas trilhas de terra, cujo percurso é feito a pé por entre a vegetação de um dos morros da serra do Guararu. A trilha mais utilizada tem 1984 metros, que equivalem a uma caminhada de cerca de 40 minutos com alguns locais de subida íngreme.

Hospedando-se numa pousada próxima do centro da cidade ou fazendo um bate-volta, a antiga "pérola do atlântico" tem opções para quem deseja fugir de praias repletas de turistas e agitação. E se você está em São Paulo é só esperar pelo próximo fim-de-semana de sol.

veja também