Refúgio Ecológico Caiman: oportunidades forte contato com a natureza

Refúgio Ecológico Caiman: oportunidades forte contato com a natureza

Atualizado: Quarta-feira, 29 Julho de 2009 as 12

O Refúgio Ecológico Caiman, localiza-se a 236 Km de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. A viagem até o Refúgio é feita em veículos especiais ou em Táxi-Aéreo.

A reserva é formada por uma pousada-matriz e mais três pousadas. Todas com infra-estrutura autônoma e estilos arquitetônicos diferentes, integradas a paisagem.

- Pousada Caiman - estilo arquitetônico espanhol, abriga em seu pátio interno todo o conforto: 11 apartamentos com banheiro privativo e ar condicionado, piscina, um delicioso restaurante caseiro, sala de estar com TV e vídeo.

- Pousada Piúva - tem 6 apartamentos com banheiro e ar condicionado, uma ampla sala de estar, jantar, pequeno restaurante caseiro e piscina. Foi totalmente decorada ao estilo dos antigos habitantes da região - os índios kadwéus, reproduzindo sua arte e seus desenhos em todas as suas instalações.

- Pousada Baiazinha - fica à beira de uma pequena baía, em frente à ilhota da árvore-dormitório dos frangos d´água e garças. Em estilo rústico, possui 06 apartamentos com banheiro e terraço privativo, ar condicionado, uma sala ampla com varandão, restaurante caseiro e piscina. Um dos passeios característicos desse ponto é em barco a remo.Um torre de observação domina a paisagem.

- Pousada Cordilheira - construída na beira de uma vazante, com tijolo à vista, a Pousada lembra um pequeno castelo e tem uma torre de observação especial para ampliar a visão das cordilheiras nos arredores. Possui 06 apartamentos com banheiro, ar condicionado e terraços privativos, uma sala ampla em estilo rústico, restaurante caseiro e piscina.

A Programação é feita localmente pela equipe de guias e varia de acordo com a época do ano e condições metereológicas, mas da uma forma geral são realizados dois passeios diários mais uma terceira atividade noturna.

Os passeios são feitos em: Caminhão, a pé, barco a remo e/ou a motor e a cavalo.

Essa variação de ambientes proporciona ao visitante a chance de observar diferentes espécies de animais em seu próprio habitat. Nestes locais (Baiazinha e Cordilheira ) tem-se a oportunidade de vivenciar o Pantanal de uma forma bem mais íntima. Uma vez que estas estão construidas em meio a Natureza, e em complamentação as próprias belezas naturais. A cada etapa, tem se o conforto, e a originalidade deuma nova casa ( Baiazinha a beira de uma baia, em frente a uma ilhota de árvores - dormitórios de pássaros- Cordilheira construída a beira de uma vazante, com uma torre de observação especial que amplia a visão além das cordilheiras ao redor), um novo abrigo, uma nova vista, novas sensações!!

A Programação e os passeios são basicamente os mesmos das Pousadas Caiman e Piúva, no que se refere a modalidade, o que diferencia são as locações e arredores.

Programa de Atividades

Programa para quatro dias/três noites ou cinco dias/quatro noites - quarta a sábado ou sábado à quarta.

O Refúgio Ecológico Caiman tem como atividades principais passeios ecológicos variados, os quais possibilitam ao turista a descoberta da fauna e flora pantaneira. Para tanto dispõe das seguintes opções :

* PASSEIOS A PÉ nas proximidades das pousadas para observação da vegetação e animais. À noite, pode-se também observar jacarés e outros animais.

* PASSEIOS À CAVALO pela fazenda onde tem-se a oportunidade de percorrer maiores distancias, possibilitando, assim, um maior conhecimento das belezas naturais da área. É comum observarmos o gado e animais selvagens convivendo em plena harmonia.

* PASSEIOS EM CARRO abertos para locais mais afastados onde temos uma maior variedade de animais e, às vezes, em maior quantidade. Paralelamente a isto, pelo caminho pode-se notar as peculiaridades e contrastes da vegetação desta região pantaneira.

* PASSEIOS DE BARCO no Rio Aquidauana, somente realizado na estaqão seca, possibilita apreciação dos animais e da típica vegetação aquática.

* PASSEIOS DE BARCO A REMO pela baía, próxima à Pousada para evitar barulho e consequentemente nao incomodar os animais facilitando, assim, sua observação.

* PALESTRAS E PROJEÇÕES DE SLIDES E VÍDEOS.

As variações climáticas determinam quais os passeios que podem ser realizados em cada temporada.

A programação específica para os dias de hospedagem é fornecida quando da entrada do hóspede no Refúgio Ecológico Caiman.

Recomendações

1. Para estacão de chuvas + verão (nov a mar ): roupas esportes para viajar, dois pares de tênis longos, botas ou galochas, calças jeans, camisas leves com mangas compridas, maiôs,

chapéu ou boné, filmes para máquina, repelente líquido, pasta ou creme, aconselhável tomar vitamina b com três dias de antecedência à data da entrada e mesmo durante a estadia (serve como repelente), binóculo, óculos escuros, se quiser capa de chuva e lanterna.

2. Para a estação seca = inverno ( jul a set ) acrescentar à lista acima: jaquetas e agasalhos de frio.

PROGRAMA ITINERANTE - POUSADA BAIAZINHA E CORDILHEIRA:

PERÍODO : JULHO E AGOSTO

O Programa se faz especial e se caracteriza pela passagem do hospede pelas Pousadas Baiazinha e Cordilheira, durante sua estadia no Refúgio Ecológico Caiman. Estas Pousadas localizam-se em pontos privilegiados dentro de nossa área e permitem um contato mais íntimo com a natureza.

veja também