Reunião de prefeitos leva 30 estâncias turísticas a Holambra

Reunião de prefeitos leva 30 estâncias turísticas a Holambra

Atualizado: Sexta-feira, 13 Maio de 2011 as 9:34

Cerca de 80 prefeitos e secretários de turismo das principais cidades estâncias de São Paulo estiveram reunidos em Holambra para a 2ª Reunião Ordinária de Prefeitos 2011 da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), entre os dias 29 e 30 de abril. Problemas de infraestrutura dominaram a agenda de debates.

“Estamos pleiteando melhorias estruturais para determinadas estâncias, que precisam ser atendidas pelos órgãos competentes”, relata Antonio Luiz Colucci, presidente da entidade e prefeito de Ilhabela. Duas já estão formalizadas. A primeira solicita à concessionária Nova Dutra empenho na implantação de um bolsão de estacionamento junto à Rodovia Presidente Dutra para atender adequadamente os romeiros e evitar acidentes. A segunda busca viabilizar a conclusão do asfaltamento da rodovia SP-193 entre Jacupiranga e Itapitangui.

O planejamento da estrutura aeroportuária para a Copa do Mundo de 2014 é tema de mais uma moção, ainda em fase de conclusão. “Estamos reivindicando mais atenção dos órgãos de controle da aviação civil para os banheiros dos aeroportos paulistas. Há pouco espaço para muitos passageiros no Brasil e a saturação se reflete sobretudo em Congonhas e Guarulhos, o que compromete a higienização dos terminais”, adverte Colucci. Por fim, a entidade pede providências para o Projeto de Lei n° 2756/2003 do deputado federal Milton Monti, sugerindo antecipar para segunda-feira a comemoração de feriados entre terças e sextas-feiras.

Outro assunto tratado durante o encontro foi a situação do Horto Florestal de Avaré. Cartão postal da estância turística, o horto teve seu lago destruído em razão de rompimento de barragem ocorrido em 9 de dezembro de 2009. Sem o lago, gansos e pássaros que antes o habitavam foram devorados por cães selvagens e os habitantes da cidade estão privados de utilizar o ambiente. “Desde a data do rompimento da barragem venho solicitando à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que é responsável pela horto, os devidos reparos para que a cidade tenha de volta sua área verde mais importante”, declarou Rogélio Barchetti, prefeito de Avaré e primeiro tesoureiro da Aprecesp, enquanto entrega ofício aos prefeitos da entidade solicitando apoio para resolução do problema.

O próximo encontro dos prefeitos dos municípios estâncias do Estado acontece em junho, nos dias 17 e 18, na estância balneária de Iguape.  

veja também