Rio recebe a primeira biblioteca-parque do país

Rio recebe a primeira biblioteca-parque do país

Atualizado: Sexta-feira, 30 Abril de 2010 as 10:57

Foi inaugurada na comunidade de Manguinhos, zona norte do Rio, a primeira biblioteca-parque do País. O projeto segue os mesmos moldes das novas bibliotecas de Medellín e de Bogotá, na Colômbia, e tem como objetivo fomentar a cultura em áreas pobres como planejamento para reduzir a violência nessas regiões.

A inauguração foi feita nesta manhã pelo ministro de Estado da Cultura, Juca Ferreira; pelo governador do Rio, Sérgio Cabral; e pela secretária de cultura do Estado, Adriana Rattes.

O investimento total foi de R$ 8,7 milhões viabilizado com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

De acordo com a superintendente de Leitura e Conhecimento da Secretaria de Estado de Cultura do Rio, Vera Saboya, que também estava presente, o diferencial será a falta do silêncio. "Esse é um lugar que difere das bibliotecas padrões pois tem um caráter multimídia, com um cinema de 200 lugares, salas de leitura em grupo, televisões para assistir a filmes, e-books, além do acervo com 25 mil livros de humanas", disse.

A decoração da biblioteca foi feita por uma equipe de arquitetos contratada pelo governo estadual e levou em conta a participação dos moradores da comunidade. Nas janelas há frases escritas por poetas locais.

A favela, com cerca de 32 mil moradores, possui o quinto mais baixo índice de desenvolvimento humano da cidade, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em um total de 126 bairros.

Até o final do ano estão previstas as inaugurações de outras duas bibliotecas-parques, uma na Rocinha, zona sul do Rio, e outra no Complexo do Alemão, na zona norte.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também