Rio vai sediar mais um evento esportivo: o Mundial de JUDÔ

Rio vai sediar mais um evento esportivo: o Mundial de JUDÔ

Atualizado: Segunda-feira, 1 Novembro de 2010 as 1:30

O Rio de Janeiro ganhou, no dia 31 de outubro, em Antalya (Turquia), o direito de sediar, em 2015, o Campeonato Mundial de Judô, individual e por equipes. A decisão foi anunciada pelo presidente da Federação Internacional de Judô (FIJ), Marius Vizer, após eleição do Comitê Executivo da entidade. O Mundial de 2015 será realizado no Maracanãzinho. Em 2007, no Rio de Janeiro, 123 países participaram do Campeonato, número recorde até hoje.

O contrato para a realização do Mundial de 2015 será assinado no início de dezembro pelo presidente Marius Vizer e pelo governador Sergio Cabral. Em julho, o presidente da FIJ visitou o Rio de Janeiro em uma das etapas da candidatura, quando esteve com o Governador.

A secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, que defendeu a candidatura do Rio em Antalya, ficou feliz com o resultado do pleito. "É mais uma honra para o Rio de Janeiro sediar um campeonato desse porte, ganhando de grandes cidades internacionais e mostrando que nosso estado está consolidado como a capital do esporte da próxima década. Mais uma vez o empenho do governador Sergio Cabral foi decisivo para a vitória de mais uma candidatura", afirma a secretária.

Desde 2007 o Rio de Janeiro tem investido no judô, tanto na construção de instalações como no investimento de bolsa atletas, além da realização de grandes eventos. Até 2013 será realizado no Rio o Grand Slam de Judô e, em 2015, o Mundial individual e por equipes, dois dos mais importantes eventos da modalidade. O Campeonato Mundial de Judô de 2015 acrescentará ainda mais valor ao calendário esportivo até os Jogos Olímpicos de 2016, num processo de preparação para esta competição.

veja também