Rota turística é criada em Santa Vitória do Palmar (RS)

Rota turística é criada em Santa Vitória do Palmar (RS)

Atualizado: Quinta-feira, 5 Novembro de 2009 as 12

Área territorial, que durante muitos séculos foi alvo de disputa entre portugueses e espanhóis, os Campos Neutrais hoje se constituem em um importante marco histórico que une Brasil e Uruguai. Para discutir a viabilização da rota turística e a importância cultural e econômica dela para a região será realizado o 1º Seminário de Turismo dos Campos Neutrais, que terá início nesta quinta-feira, em Santa Vitória do Palmar (RS), e encerra as atividades no próximo sábado.

Transformar os recursos naturais e a história local em atrativos turísticos são algumas das formas de valorizar a região dos Campos Neutrais, denominação atribuída no ano de 1777 a uma faixa de terra demarcada com o Tratado de Santo Idelfonso, que se estendia do Taim até o Chuí e não pertencia nem a portugueses, nem a espanhóis. Essa região durante muitos séculos foi palco de grandes revoltas e batalhas.

"O Seminário e futuramente a efetiva implantação da Rota Turística vão contribuir para a valorização do trabalho local e garantir a comercialização dos trabalhos produzidos, fortalecendo a agricultura familiar", ressalta a chefe do escritório da Emater/RS-Ascar de Santa Vitória do Palmar, Daiene Loss. A ação faz parte da Frente Programática Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater/RS-Ascar, que está em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado.

Incentivar as potencialidades da fronteira sul do estado e valorizar a cultura regional são alguns dos objetivos da Rota Turística, que pretende também estreitar os laços entre os países vizinhos. Durante os três dias de encontro serão realizadas palestras, mostra de artesanato e visitação a pontos turísticos no Rio Grande do Sul e no Uruguai. O evento é uma realização das prefeituras de Rio Grande, Chui, Santa Vitória do Palmar e Rocha (Uruguai), e conta com o apoio da Emater/RS-Ascar, Ministério do Turismo, Grupo Binacional de Turismo, Agência Costa Doce, Governo do Estado, Ministério do Turismo Uruguaio, Conselho Municipal de Turismo e Associação Comercial e Industrial de Santa Vitória do Palmar.

veja também