Árvore de Natal gigante de Itu atrai para turismo histórico e rural

Árvore de Natal gigante de Itu atrai para turismo histórico e rural

Atualizado: Quarta-feira, 8 Dezembro de 2010 as 2:07

A cidade de Itu mantém uma árvore de Natal de 84 metros para este Natal, buscando manter sua fama de objetos gigantes.

A árvore é divulgada pelo município como a maior do mundo em shopping centers --fica no estacionamento do Plaza Shopping Itu.

A altura da árvore artificial equivale a um prédio de 28 andares. São 350 toneladas de aço e concreto armado, com 6.000 lâmpadas e 800 metros de mangueira LED (Diodo Emissor de Luz).

ste fim de semana, foram inauguradas árvores de Natal na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, com 85 metros de altura, no sábado (4); e no parque Ibirapuera, com 68 metros, no domingo (5).

Já a árvore de Itu está iluminada todas as noites desde 18 de novembro até 6 de janeiro de 2011.

Em dezembro de 2009, uma árvore de 90 metros foi inaugurada na Cidade do México.

DIVERSIDADE

Itu, cidade a 92 km da capital de São Paulo, também chama a atenção por outras atrações locais, com passeios histórico-culturais, ecológicos e rurais.

Com igrejas no estilo barroco e rococó, casarões dos séculos 18 e 19, Itu é uma das cidades mais antigas do Estado. Por isso, o município tem espalhados fragmentos de diversos períodos da história do Brasil.

As fazendas centenárias, dos ciclos do café e do açúcar são exemplos daqueles tempos, e hoje foram transformadas em charmosos hotéis-fazendas ou espaços de lazer, com atividades voltadas para o turismo rural.

Em meio ao verde e à história, os turistas podem cavalgar, descansar, andar por trilhas ou simplesmente conhecer a culinária caipira.

No centro histórico, os museus e igrejas detalham um pouco da história do município com o catolicismo. A Igreja Matriz, por exemplo, fundada em 1780, é considerada um dos maiores monumentos do barroco paulista.

O Museu Republicano conta a trajetória do Partido Republicano Paulista e o porquê de a cidade ser conhecida pelo título de "Berço da República".

veja também