Saiba como evitar acidentes durante as viagens

Saiba como evitar acidentes durante as viagens

Atualizado: Quinta-feira, 3 Julho de 2008 as 12

O balanço do último feriado de Corpus Christi, divulgado em maio pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), registrou 86 mortos e 867 feridos em 1.345 acidentes de automóvel, que ocorreram entre os dias 22 e 25 daquele mês.

Com 22 mortos, 164 feridos e 223 acidentes, Minas Gerais foi o estado com o maior número de ocorrências. Somente no primeiro dia de operações da PRF, 12 pessoas morreram no estado. Depois de Minas Gerais, os estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo aparecem no balanço da PRF com os números mais significativos de mortes e acidentes. No Rio, dez pessoas morreram, em São Paulo, oito, e em Santa Catarina, seis.

Pensando em reduzir esta estatística e em contribuir com a segurança de motoristas e passageiros, a Liberty Seguros listou dicas básicas de cuidados que o condutor deve ter para que as viagens de férias possam ser mais tranqüilas e seguras:

Verifique itens que requerem maior atenção, como nível de água e de óleo, fluido de freios, luzes de sinalização, pneus (inclusive estepe) e limpadores de pára-brisa. O ideal é fazer uma visita ao mecânico de sua confiança para conferir todos os itens antes da viagem, e substituí-los sempre que necessário. Use o cinto de segurança também no banco traseiro - é obrigatório, além de ser mais seguro. Dirija com mais cautela em dias de chuva. Guarde uma distância segura do veículo à sua frente, principalmente se for caminhão ou ônibus, que geralmente atrapalham a visibilidade. Em percursos muito longos, faça pausas para descansos de 10 a 15 minutos a cada duas horas. Alongue braços e pernas. Só ultrapasse com segurança e quando for permitido. Sinalize para fazer a ultrapassagem. Crianças de até 10 anos devem ser transportadas no banco traseiro. Para crianças de colo, utilize cadeiras infantis homologadas pelo Inmetro. Mantenha no veículo as ferramentas consideradas obrigatórias pela legislação (macaco, chave de roda, triângulo e extintor de incêndio). Leve consigo os documentos de porte obrigatório: CNH e documentação do veículo (CRLV). Caso aconteça algum problema no veículo durante a viagem, procure um local seguro e movimentado para verificar o que ocorreu, ou solicitar auxílio mecânico. Se houver um acidente, pare o veículo em local apropriado, de preferência no acostamento. Coloque o triângulo a uma distância segura do veículo e, ao retornar, tome muito cuidado, prestando atenção no fluxo de veículos, evitando qualquer tipo de acidente. Alguns cuidados com a saúde também são importantes:

Faça um check-up com um médico de confiança periodicamente, mantendo sua saúde em ordem para poder desfrutar melhor de seu tempo livre.

Na véspera de sua viagem procure ter uma boa noite de sono, dormindo pelo menos oito horas. Isso fará com que você desperte disposto e animado para enfrentar a estrada. Se você gosta de viajar com música, pense em programar o rádio antes de viajar, e não troque cds com o veículo em movimento. Se precisar substituir o cd, aproveite e faça uma parada, na qual poderá também se espreguiçar e fazer um alongamento reparador. Se beber, não dirija; se for dirigir, não beba. Esta regra é básica, e deve ser levada a sério, em qualquer circunstância, principalmente porque agora é proibido por lei dirigir com qualquer dosagem alcoólica no organismo, podendo implicar em aplicação de multa gravíssima e suspensão da CNH. Não use celular com o veículo em movimento. Além de se sujeitar a multas, seus reflexos ficarão reduzidos durante a manipulação do aparelho, aumentando o risco de acidentes. Dê passagem, seja cortês, dirija de bom humor. Desta forma, sua viagem transcorrerá de forma agradável, e você não se aborrecerá.  

veja também