Saiba mais sobre a Ilha Grande (RJ)

Saiba mais sobre a Ilha Grande (RJ)

Atualizado: Quarta-feira, 11 Fevereiro de 2009 as 12

A ilha possui uma área de 193 km quadrados, perímetro do contorno aproximado de 130 km, contorno acidentado com 34 pontas, 7 enseadas, 106 praias, piscinas naturais, quedas de água e uma floresta preservada, presenteando todos seus visitantes . Ilha Grande está localizada ao sul do Estado do Rio de Janeiro, na Baía da Ilha Grande. O local com mais estrutura da Ilha Grande é conhecida como a Vila do Abraão.

Em toda a Ilha Grande existem várias e boas opções. Você pode escolher entre várias localidades da Ilha, seja aquelas com maior ou menor movimento. Lembre-se que a Ilha Grande é um local com vocação natural para o turismo ecológico, portanto esqueça as conveniências da vida urbana.

A Associação dos Meios de Hospedagem da Ilha Grande representa uma fração das pousadas e dos campings legalizados, buscando um padrão de qualidade assegurado. A AMHIG é garantia de bom atendimento e informações seguras.

A Ilha Grande encanta a todos com a sua beleza surpreendente. É na costa oceânica da ilha que se encontram o Parque Estadual Marinho do Aventureiro e a Reserva Biológica da Praia do Sul. A ilha é o sítio ideal para quem quer apenas sossego, passeios de barco e muita beleza natural; para os mergulhadores que encontram aqui uma rica vida marinha, mar calmo, águas claras e mistério nos naufrágios; para os velejadores que se podem aventurar pelas praias de mar aberto e encontrar abrigo e segurança nas enseadas do lado abrigado da Ilha; para os aventureiros que querem desvendar as picadas e os caminhos dantes percorridos por índios e por escravos e descobrir as belezas intactas, escondidas e fascinantes da Ilha Grande.

Como chegar

Na Ilha Grande nao é permitida a entrada de nenhum tipo de veículo motorizado, isso se deve a uma forma de preservar ainda mais um lugar tão lindo como esse. 

Para se chegar na Ilha Grande é muito fácil, basta pegar uma das barcas que fazem a travessia diariamente para a Vila do Abraão, o principal porto da Ilha. As barcas partem do continente saindo da cidade de Mangaratiba ou Angra dos Reis. A companhia Barcas S.A. faz o trajeto com segurança e a viagem dura em torno de 1:30h de barca.

A travessia para Ilha Grande é bastante tranquila, o mar é calmo na maioria das épocas do ano. Os horários de partida das barcas não são muitos, por isso, é conveniente chegar com antecedência para embarcar com tranquilidade, principalmente nos feriados e fins de semana prolongados.

veja também